Fachada do edifício-sede da CGU em Brasília.
Fachada do edifício-sede da CGU em Brasília.| Foto: Divulgação/CGU.

Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) anunciaram que irão paralisar as atividades na próxima quarta (6) e iniciar uma operação-padrão. A decisão foi definida nesta quinta-feira (31) em assembleia e teve o apoio de 95% dos participantes. O Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical) informou que a categoria pede reajuste salarial e as perdas inflacionárias sobre as remunerações podem chegar a 40% neste ano, informou a Folha de S. Paulo.

O funcionalismo público pressiona o governo por aumento, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter indicado que reajustaria apenas os salários de policiais federais. A mobilização atinge diversas categorias, os servidores do Tesouro Nacional intensificaram a operação-padrão e marcaram duas novas paralisações, uma nesta sexta-feira (1º) e outra na terça da próxima terça-feira(5).

Nesta semana, os servidores do BC aprovaram o início da greve por tempo indeterminado a partir de 1º de abril. Os funcionários da Receita Federal também participam do movimento e na última terça (29), 200 auditores-fiscais realizaram um ato em frente ao Ministério da Economia, em Brasília. Ainda na semana passada, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também entraram em greve. O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu formalmente que seus servidores sejam contemplados em caso de recomposição salarial de outras categorias.