Os servidores do Banco Central decidiram encerrar a greve da categoria que começou em abril e já durava três meses.
Os servidores do Banco Central decidiram encerrar a greve da categoria que começou em abril e já durava três meses.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os servidores do Banco Central decidiram, durante assembleia realizada nesta terça-feira (5), encerrar a greve da categoria que começou em abril e já durava três meses. A categoria reivindicava 27% de reajuste em reposição de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos e a reestruturação da carreira. Nenhuma das propostas foi atendida. O prazo final que permitia a concessão de reajustes aos servidores públicos federais terminou na segunda-feira (4).

Em nota, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmou que a decisão da categoria levou em consideração que o movimento cumpriu seu papel e o esgotamento do prazo legal em 4/7/2022 para que fosse concedido um reajuste remuneratório ainda em 2022. A entidade afirmou ainda que novas atividades de mobilização e protesto já estão sendo debatidas no âmbito da categoria e serão divulgadas e efetivadas ao longo das próximas semanas.

Durante a paralisação, diversos relatórios tiveram sua divulgação suspensa ou prejudicada, como o Boletim Focus, que indica as projeções do mercado financeiro para a economia do país. Segundo o Banco Central, com o fim da paralisação essas divulgações serão retomadas o mais rápido possível, sem determinar um prazo.