Greve no BC
Sede do Banco Central em Brasília| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em assembleia realizada nesta terça-feira (19), os servidores do Banco Central decidiram suspender a greve da categoria a partir desta quarta (20). A paralisação começou no mês de abril com cobranças por reajuste salarial de 26,3% e reestruturação de carreiras.

De acordo com representantes dos profissionais, a trégua tem relação com conversas junto ao presidente do BC, Roberto Campos Neto. Aos representantes da categoria ele teria afirmado que o reajuste linear de 5% para todos os servidores federais é consenso dentro do governo. Haveria ainda outros avanços na pauta de reivindicação não salarial.

Segundo informação do Correio Braziliense, existe também a expectativa por uma reunião com o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, para discutir uma contraproposta, já que o índice oferecido é considerado insuficiente pela categoria.Se não houver avanço, os servidores do BC podem retomar a paralisação a partir de maio.

O Banco Central não comentou a decisão dos servidores, mas afirmou que "os relatórios, notas e indicadores do BC pendentes ou programados para os próximos dias serão divulgados o mais cedo possível, incluindo Focus, Indeco, Relatório de Poupança e IBC-BR". Segundo a autoridade monetária, as datas de divulgação serão informadas com antecedência mínima 24 horas de antecedência.