Outras apostas do SoftBank são o Uber e empresas brasileiras como a Loggi, de logística, e a GymPass
Outras apostas do SoftBank são o Uber e empresas brasileiras como a Loggi, de logística, e a GymPass| Foto: Bigstock

A multinacional japonesa SoftBank, que atua em áreas como robótica e telefonia, anunciou perda de US$ 6,5 bilhões (704 bilhões de ienes) no terceiro trimestre. Trata-se do primeiro prejuízo operacional da companhia em 14 anos, impulsionado pelas apostas de seu braço de investimentos, a Visual Fund.

O caso de perda mais relevante aconteceu no último mês, quando o SoftBank, liderado pelo bilionário Masayoshi Son, teve de injetar entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões para ficar com cerca de 70% das ações do WeWork. A tática foi usada para salvar a startup de escritórios compartilhados, após fracassada abertura de capital.

Tal perda reforçou o questionamento sobre a estratégia de Son de apostar alto em empresas que queimam muito dinheiro no curto prazo para dominar seus mercados. Até o final de setembro, a japonesa já havia investido US$ 70 bilhões em 88 empresas desse tipo.