Elon Musk
Elon Musk, o homem mais rico do mundo e o maior acionista do Twitter.| Foto: Alexander Becher/EFE/EPA

A Aeronáutica informou que o país lançará dois satélites-radar com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, até a próxima segunda-feira (30). Na semana passada, Musk esteve no Brasil para encontrar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os satélites Carcará 1 e 2 fazem parte do Projeto Lessonia 1 e serão lançados no Centro Espacial Kennedy, localizado no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A expectativa é que o sistema comece a funcionar em novembro.

O novo sistema permite captar dados, independentemente das condições atmosféricas. Com os satélites será possível rastrear distâncias inferiores a dois metros, coletar imagens sobre queimadas, desmatamento e garimpos. As informações poderão ser usadas para monitorar a Amazônia.

Segundo a Aeronáutica, o projeto foi negociado com a SpaceX de forma indireta, pela empresa finlandesa Iceye, fabricante do equipamento. O desenvolvimento do projeto em parceria com Iceye começou em 2019 e tem um custo total de US$ 33 milhões.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, afirmou a jornalistas que a Força pretende ceder as imagens para órgãos públicos, como Ibama e Polícia Federal. Baptista disse ainda que ofereceu a Musk a estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, via cessão onerosa. A base permite o lançamento de pequenos satélites.