Petrobras
O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, afirmou que o órgão não pode determinar a política de preços da Petrobras.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto, afirmou que o órgão não pode determinar a política de preços da Petrobras. As declarações foram feitas durante entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta segunda-feira (16).

Na publicação, Barreto declarou que o Cade tem competência para abrir uma investigação contra a petroleira brasileira para avaliar se há práticas anticoncorrenciais, mas que processos como esse demoram entre dois e três anos para serem concluídos e não interferem de maneira imediata nos preços dos combustíveis.

Atualmente, segundo ele, há dois inquéritos administrativos abertos contra a Petrobras, em janeiro, que investigam possível abuso de posição dominante da estatal na definição de preços dos combustíveis e do gás de cozinha. O prazo legal para conclusão é de 180 dias, podendo ser prorrogados. "Impossível haver qualquer reação, qualquer resposta a curto prazo que vá impactar os preços dos combustíveis a partir dessas investigações", enfatizou o superintendente-geral.