Desconto para economia de energia
De acordo com o Aneel, os itens que mais impactaram a correção foram os encargos setoriais, o custo de energia e a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (15) um reajuste nas tarifas das empresas Light e da ENEL Distribuição Rio, que atendem o estado do Rio de Janeiro. No caso da Light, que atende cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras de 37 municípios, as tarifas para consumidores residenciais devem subir 15,41%. Já para os consumidores atendidos pela ENEL, que tem aproximadamente 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios, o reajuste para o consumo residencial será de 17,14%. Os novos valores entram em vigor de forma imediata.

De acordo com o Aneel, os itens que mais impactaram a correção foram os encargos setoriais, o custo de energia e a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário. Ontem a Aneel aprovou um novo empréstimo de até R$ 10,5 bilhões ao setor elétrico para cobrir os custos gerados pela crise hídrica do último ano. O valor será cobrado na forma de um novo encargo na conta de luz a partir de 2023, até as distribuidoras quitarem o financiamento.