Governo espera privatizar Eletrobras em 2022.
O governo trabalha para que a análise da privatização da Eletrobras pelo TCU seja feita até o dia 27 de abril, data limite para que a operação seja concluída até maio.| Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar no dia 20 de abril o último processo que analisa a privatização da Eletrobras. A ação foi liberada para julgamento pelo ministro Aroldo Cedraz durante sessão desta quarta-feira (13). Já o ministro Vital do Rêgo sinalizou que deve mais uma vez pedir vista, o que pode atrasar ainda mais conclusão do processo.

O governo trabalha agora para tentar reduzir o intervalo desse pedido de vista de 60 para apenas sete dias para que a análise da privatização seja feita até o dia 27 deste mês, data limite para que a operação seja concluída até o dia 13 de maio, para que a capitalização da empresa seja realizada na bolsa de valores. Caso contrário, a operação só deverá ser realizada em agosto em razão da regulação do mercado de ações dos Estados Unidos, onde os papeis da Eletrobras também são negociados.

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou em fevereiro a primeira etapa do processo de privatização da Eletrobras. Na ocasião, o ministro Vital do Rêgo devolveu seu voto após pedido de vista e sugeriu que a Eletrobras seja vendida por R$ 130,4 bilhões, cerca do dobro dos R$ 67 bilhões estimados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).