A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a guerra entre Rússia e Ucrânia deve impactar os preços dos alimentos no Brasil.
A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a guerra entre Rússia e Ucrânia deve impactar os preços dos alimentos no Brasil.| Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que a guerra entre Rússia e Ucrânia deve impactar os preços dos alimentos no Brasil, que ficarão mais caros. A previsão foi feita na quarta-feira (2), durante entrevista coletiva. Segundo a ministra, o valor do aumento dependerá dos desdobramentos do conflito no leste europeu.

"Isso tudo depende. Se a guerra acaba hoje ou amanhã, é um impacto. Se ela continuar por muito tempo, é outro. A gente tem que diminuir esses impactos. Então é achar as alternativas de ter o fornecimento, o abastecimento. O preço é o mercado. Hoje nós temos o trigo que subiu nas alturas por quê? Porque a Ucrânia é um grande produtor de trigo, então influencia no mercado global”, afirmou. O preço do trigo atingiu o maior valor desde 2008.

"O preço, a gente acha que terá uma alta sim. Quanto? A soja já subiu, já caiu um pouco. O milho já subiu, já caiu um pouco. Isso é uma commodity. A gente tem que acompanhar e diminuir os impactos que poderão ter", disse e ministra. Tereza Cristina minimizou ainda uma eventual escassez de potássio no Brasil e garantiu que o país tem um estoque de fertilizantes até o mês de outubro.