tereza cristina - guerra - agronegócio - agropecuária - guerra - ucrânia - rússia
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viaja ao Canadá na próxima semana para se encontrar com autoridades e exportadores de fertilizantes do país.| Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viaja ao Canadá na próxima semana para se encontrar com autoridades e com exportadores de fertilizantes do país. Um despacho assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (8) autoriza a viagem para Ottawa entre os dias 12 e 15 de março.

A guerra na Ucrânia escancarou a dependência do Brasil em relação à Rússia e a Belarus na importação de fertilizantes. Em meio à interrupção no fornecimento dos insumos em razão do embargo do Ocidente aos países do Leste europeu, o país busca alternativas para evitar um estrago na produção do agronegócio brasileiro a partir do segundo semestre deste ano. O governo federal pretende lançar neste mês um plano nacional para ampliar a produção de fertilizantes no país.

Na quarta-feira (2), a ministra Tereza Cristina afirmou que o Brasil tem fertilizantes suficientes para o plantio até outubro. No entanto, dados de agentes de mercado reunidos pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que o estoque disponível no momento se esgotaria em três meses, ou seja, até o início de junho.