crise-hidrica
Agravamento da crise hídrica levou ao acionamento total das térmicas, com impacto bilionário nas contas de luz.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

As usinas térmicas em todo o país devem permanecer em operação até mesmo no próximo período chuvoso, entre novembro e abril, com o objetivo de afastar qualquer risco de racionamento em 2022. De acordo com o Valor Econômico, a estratégia foi definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), segundo o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi.

Nesta semana, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, afirmou que a Aneel deve aprovar ainda neste mês de junho uma revisão das bandeiras tarifárias, as cobranças adicionais incluídas na conta de luz do consumidor para arcar com gerações mais caras, como a térmica. Segundo Pepitone, o reajuste pode ultrapassar os 20% na bandeira vermelha 2 (atualmente em vigor).

Dados da Aneel mostram que o acionamento total do parque termelétrico em decorrência da crise hídrica acrescentou R$ 4,3 bilhões às contas de luz do brasileiro entre os meses de janeiro e abril de 2021.