A empresa tem dez dias para apresentar defesa
A empresa tem dez dias para apresentar defesa| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) instaurou processo administrativo contra a operadora TIM por "suposto vazamento de dados e valores de dívidas dos consumidores por meio do serviço TIM Negocia". O despacho com a decisão está publicado no Diário Oficial da União (DOU). A empresa tem dez dias para apresentar defesa.

O DPDC informou que em decorrência de uma brecha na plataforma, cibercriminosos poderiam acompanhar informações sobre os consumidores. O órgão disse, ainda, que "não se sabe por quanto tempo os hackers tiveram acesso ao sistema e nem dados de quantos clientes eles realmente conseguiram visualizar ao longo desse tempo".

Com a instauração do processo, a empresa será intimada para se manifestar. Caso os indícios sejam confirmados, a multa poderá ser de aproximadamente R$ 10 milhões. A TIM disse que foi vítima de um ataque criminoso de hackers e que ainda não foi notificada da autuação da Senacon. A empresa reiterou seu compromisso com os mais altos padrões de segurança da informação e afirmou que os dados dos seus clientes estão protegidos.