O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é integrante do grupo de transição responsável pela área de Minas e Energia.
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é integrante do grupo de transição responsável pela área de Minas e Energia.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) afirmou nesta terça-feira (22) que o governo de transição deve pedir à Petrobras que suspenda a venda de ativos, como refinarias e imóveis, até a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador atua no grupo da transição responsável pela área de Minas e Energia. A solicitação foi feita ao atual ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e será encaminhada à estatal, informou o portal g1.

Entre os ativos, a equipe de transição pretende barrar a venda da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. "A gente indicou que esse é um processo complexo que envolve relações com governo da Bolívia, toda uma programação do sistema de gás com Argentina, Bolívia e Brasil, enfim, não é uma coisa que se possa fazer a toque de caixa, no final do governo", disse Prates.

O senador ressaltou que as refinarias que estão com processo de venda avançado seguirão com as negociações. "Nós nos manifestamos várias vezes, o presidente Lula também, contra a venda de ativos dessa forma que está sendo feita. Não quer dizer necessariamente que não haja venda de ativos no futuro, mas isso é uma avaliação que vai caber com muita parcimônia e cuidado à nova gestão", afirmou.

Prates disse ainda que Sachsida se comprometeu a não editar decisões de caráter estrutural e estratégico até o final do ano. "Foi muito importante essa medida que o ministro anunciou de não haver surpresas nem sobressalto nesse período de final de governo", disse o senador.