O presidente Donald Trump tem cobrado publicamente o Federal Reserve por redução das taxas
O presidente Donald Trump tem cobrado publicamente o Federal Reserve por redução das taxas| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende cobrar o Federal Reserve (Fed) por cortes substanciais nas taxas de juros do país nesta quarta-feira, 18. Uma reunião para debater o tema está marcada com o presidente do Fed, Jerome Powell, e acionistas de Wall Street. O encontro também deve servir como uma análise do desempenho do líder do Fed frente ao banco central norte-americano.

A taxa de juros de referência dos EUA está a apenas 2,25%, um nível baixo pelos padrões históricos. O esperado é que o Fed deva reduzi-la para pouco menos de 2% na reunião. Será o segundo corte no ano. Trump, no entanto, quer mais. Para o presidente dos EUA, a taxa deveria ser negativa. “Por causa do Federal Reserve, estamos pagando uma taxa de juros MUITO mais alta do que outros países concorrentes”, twittou na última semana.

Alguns economistas e líderes do Fed defendem que a economia está indo bem o suficiente para não precisar de estímulo extra no momento. Além de divulgar uma declaração sobre o novo nível de taxa de juros, o Fed também divulgará suas projeções econômicas trimestrais durante a reunião.