Recentemente, Donald Trump falou em uma tesourada de 100 pontos-base, “mas não de uma vez só”
Recentemente, Donald Trump falou em uma tesourada de 100 pontos-base, “mas não de uma vez só”| Foto: Shealah Craighead/Fotos Públicas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou nesta quarta-feira (11) o Federal Reserve (Fed) sobre o corte na taxa básica de juros. Embora esses pedidos sejam recorrentes por parte de Trump, dessa vez ele foi bem específico em afirmar que a taxa deve chegar a “zero ou menos”. Atualmente, o juro básico do Fed está entre 2,00% e 2,25%. "Devíamos começar a refinanciar a nossa dívida. O custo com juros poderia ser trazido muito para baixo, enquanto ao mesmo tempo se prolonga o prazo (de vencimento da dívida)", disse.

No Twitter, Trump já havia mencionado que os EUA deviam pagar sempre a taxa mais baixa por ter "a grande moeda, poder e balanço de ativos" e "nenhuma inflação". Ele aproveitou para chamar o presidente do Fed, Jerome Powell, de “cabeça de vento”. O banco central do país realiza a sua próxima reunião de política monetária em 17 e 18 de setembro, com o anúncio da decisão no segundo dia.