86% dos desbancarizados estão concentrados nas classes econômicas C, D e E
86% dos desbancarizados estão concentrados nas classes econômicas C, D e E| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Brasil conta atualmente com 45 milhões de desbancarizados, ou seja, de pessoas que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter vínculo com algum banco. Isso significa que a cada três brasileiros, um não utiliza o serviço de bancos para armazenar ou fazer render o dinheiro. Os dados são de uma pesquisa divulgada neste domingo (18), pelo Instituto Locomotiva. O levantamento também mostrou que o grupo dos desbancarizados movimenta, por ano, R$ 800 bilhões no país.

De acordo com a Agência Brasil, o presidente do Instituto, Renato Meirelles, diz que a falta de bancarização representa um ponto negativo para a economia. “Muitas dessas pessoas são empreendedores, entre os quais ambulantes e trabalhadores autônomos, que precisariam estar mais inseridos na formalidade”, diz. Para Meirelles, como essas pessoas não têm acesso ao crédito, precisariam esperar anos até comprar alguns produtos, o que atrapalharia o reaquecimento da economia brasileira.

A pesquisa mostrou que 86% dos desbancarizados estão concentrados nas classes econômicas C, D e E. Sete em cada dez, ou 69% do total consultado, são negros ou pardos. Além disso, seis em cada dez desbancarizados são mulheres, o que representa 59% do total.