• 27/11/2019 16:25
Manutenção

Vale fecha minas de carvão no Moçambique por três meses

  • 27/11/2019 16:25
    • Bloomberg
    Mina de carvão da Vale em Moçambique.
    Mina de carvão da Vale em Moçambique.| Foto: Divulgação.

    A Vale vai fechar temporariamente suas minas de carvão em Moçambique. A empresa vai realizar a manutenção das instalações e a suspensão terá duração de três meses. A decisão pode ter graves implicações na balança de pagamentos e na moeda do país, já que o carvão é a maior fonte de renda das exportações. Moçambique exportou US$ 1,7 bilhão de carvão no ano passado e a Vale extrai praticamente a totalidade do minério no país.

    A empresa brasileira tem também um plano para mudar o foco de suas operações. O objetivo é produzir carvão para a metalurgia - usado para fazer aço - e abandonar o produto de baixo valor para a geração de energia. O projeto é produzir 15 milhões de toneladas de carvão por ano até o final de 2020, acima dos 12 milhões do ano passado, mas mesmo assim abaixo dos objetivos da Vale de exportar 22 milhões de toneladas de minério extraído na região central do país africano.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.