fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais – Foto: José Fernando Ogura/ANPr, automoveis
A produção de 184,8 mil automóveis em março foi 11,4% maior em comparação com fevereiro e 7,8% inferior a março de 2021.| Foto: Fernando Ogura/ANPr

A venda de automóveis novos teve um crescimento de 10,9% em março em comparação ao mês de fevereiro, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). De acordo com a entidade, foram licenciados 146,8 mil veículos no último mês. O valor representa uma redução de 22,5% sobre o mesmo mês de 2021 e uma queda de 23,2% no acumulado do trimestre. A exceção foi o segmento de caminhões, que teve um crescimento de 3% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Houve também uma alta na produção de veículos no país. A produção de 184,8 mil automóveis em março foi 11,4% maior em comparação com fevereiro e 7,8% inferior a março de 2021. No acumulado do trimestre, a queda chegou 17% na comparação com o volume produzido nos primeiros três meses do ano anterior. “Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda ômicron nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e o funcionamento de várias concessionárias”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.