Apenas dois grupos apresentaram queda no período: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).
Apenas dois grupos apresentaram queda no período: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

O volume de vendas no comércio varejista nacional teve alta de 1% em março de 2022, em comparação com fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor para o mês foi o maior desde 2018, quando teve uma alta de 1,2%. Com isso, a média móvel trimestral avançou em 1,6% no período encerrado em março. A alta foi de 4% se comparada ao mês de março do ano anterior. Nos últimos 12 meses o varejo acumula alta de 1,9% e de 1,3% em 2022.

Segundo o levantamento, seis das oito atividades tiveram taxas positivas em março, com destaque para equipamentos e material para escritório informática e comunicação (13,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%), combustíveis e lubrificantes (0,4%), móveis e eletrodomésticos (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%). Apenas dois grupos apresentaram queda no período: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).