No Reino Unido, VW enfrenta novo processo por fraude na emissão de  poluentes
| Foto: BigStock

A Volkswagen enfrenta quase 100.000 proprietários de veículos em um dos maiores processos judiciais de classe do Reino Unido, acusada ​​de enganar os clientes ao instalar um software de redução de emissões que fazia parecer que seus veículos a diesel cumpriam padrões ambientais. Os advogados dos motoristas abriram o caso na segunda-feira (2), mas ele ainda não foi acatado pela corte do país. Em comunicado, representantes dos motoristas afirmam que a VW cometeu um "escândalo ambiental" e gastou "milhões de libras negando as alegações dos clientes". Um porta-voz da Volkswagen disse que os motoristas não sofreram perdas e que os veículos não usavam dispositivos proibidos.

Em anos recentes, a montadora enfrentou vários processos judiciais após a constatação de que o software, de redução de emissões de poluentes, na verdade mascarava os índices para burlar testes - conforme constatou uma sondagem realizada nos Estados Unidos em 2015. A fraude levou a procedimentos de recall pelo mundo, à aplicação de multas por parte de reguladores locais e ao indiciamento de executivos da companhia. Também se comprovou o envolvimento de outras montadoras no esquema de dissimulação dos níveis emitidos.

Ações judiciais semelhantes estão em andamento nos tribunais alemães, incluindo uma ação coletiva movida por milhares de motoristas. Eles argumentam que precisaram lidar com o banimento do tráfego de seus veículos, além de sofrer perdas com a queda no valor de revenda dos carros. No país, a VW argumenta que o software em questão é legal.