Walmart inicia entregas com carros autônomos nos EUA
| Foto: Annie Mulligan/The Washington Post

Durante boa parte deste ano, a Nuro, uma empresa de robótica do Vale do Silício, fez entregas de compras e pizza a clientes da cidade norte-americana de Houston usando seus veículos de entrega autônomos. A companhia afirma que está na fase inicial de um esforço de longo prazo para tornar esse tipo de tecnologia um elemento básico da vida cotidiana nas cidades do país e, nesta semana, uniu forças com o Walmart.

Por enquanto, a parceria funcionará como um projeto piloto, na mesma cidade, mas o serviço de entregas será expandido para o público em geral já em 2020. Conforme se deslocam, os veículos da Nuro mapeiam as ruas e o tráfego, de modo a refinar seu software e possibilitar a aplicação do modelo de negócios em outros locais. A partir da parceria com o Walmart, serão colhidos também dados de tráfego e informações sobre os hábitos de compra dos clientes.

Como a Nuro, diversas outras empresas (como Amazon, Waymo e divisões de montadoras) também estão correndo para implantar veículos autônomos de alto funcionamento para entrega e transporte de passageiro. "A pressão é real", disse David Syverud, chefe de operações de robôs da Nuro.