WhatsApp Pay
WhatsApp, Facebook e Instagram estão momentaneamente fora do ar nesta segunda-feira (4).| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Três dos serviços mais utilizados da internet, WhatsApp, Facebook e Instagram estão momentaneamente fora do ar nesta segunda-feira (4). A instabilidade é relatada por usuários de todo o Brasil e outras partes do mundo. O assunto ficou entre os temas mais comentados no Twitter e mais pesquisados no Google durante a manhã. Até o momento Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e proprietário das três marcas, não se manifestou sobre o problema.

A pane global nos sistemas das redes sociais refletiu no desempenho das ações do Facebook na Bolsa da Nasdaq, que registravam queda de 5,35% na negociação. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, em postagem no Twitter.

A queda generalizada nos serviços do Facebook acontece em meio a repercussão da publicação, pelo "The Wall Street Journal" de uma série de artigos elaborados a partir de relatórios internos da companhia tecnológica vazados pela ex-funcionária Frances Haugen.

Entre outras informações, os documentos indicam que o Instagram é prejudicial para uma parte dos usuários mais jovens, que é, especialmente "tóxico" para os adolescentes e agrava os problemas que uma em cada três meninas tem com sua imagem corporal.