• Carregando...
Novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães
O novo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.| Foto: Valter Campanato/ABr

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira (5) cortes dos juros de financiamento imobiliário com recursos da poupança e também a renegociação de contratos com cerca de 600 mil famílias inadimplentes – a renegociação desses débitos já tinha sido ventilada na semana passada e agora foi confirmada em coletiva de imprensa no início desta tarde.

“Além de ampliar a oferta de crédito imobiliário em condições competitivas de mercado, a redução dos juros colabora com a retomada de investimentos no setor, com a criação de empregos, mais renda e aquecimento da economia”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante o anúncio.

Há algum tempo já, a Caixa vinha perdendo terreno para os concorrentes privados por não oferecer as taxas mais competitivas.

A taxa mínima para imóveis residenciais do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) será de 8,5% a.a. – antes a mínima do SFH era de 8,75% a.a. e a do SFI, de 9,75% a.a.

As novas taxas já começam a valer na próxima segunda-feira (10).

Renegociação das dívidas imobiliárias, como vai funcionar:

Segundo a Caixa, os clientes inadimplentes poderão negociar o pagamento da dívida com uma entrada à vista e a incorporação das parcelas em atraso nas demais prestações do contrato. Também poderão usar o saldo do FGTS para abater do saldo devedor ou reduzir prestações, e até mesmo alterar a data de vencimento das parcelas – condições que já é permitida aos adimplentes hoje.

A ação é para todo o território nacional e os clientes poderão receber atendimento pelo telefone 0800 726 8068 opção 8, pelo site www.caixa.gov.br/negociar, nas redes sociais do banco no Facebook (facebook.com/caixa) e Twitter (twitter.com/caixa), App Caixa Habitação, Internet Banking Caixa (IBC), além das agências.

O banco avisa que as condições de renegociação dependerão da situação do contrato, tais como valor contratado, valor da garantia, cota de financiamento e quantidade de prestações já pagas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]