• Carregando...

A Caixa Econômica Federal pretende continuar com crescimento das operações de crédito em ritmo maior que o restante do mercado em 2012. O diretor de controladoria da instituição, Emílio Carmignan, disse à Agência Estado que o plano de negócios da casa prevê expansão de 30% da carteira de crédito neste ano. O ritmo é praticamente o dobro do previsto por muitos analistas, que esperam expansão do mercado em torno de 15%.

Segundo o executivo, o avanço dos empréstimos no banco federal será liderado mais uma vez pelos financiamentos voltados às empresas, que devem terminar o ano com expansão de 40%. Nas operações para as pessoas físicas, o ritmo de crescimento deve ficar em torno de 30%.

Os números apresentados por Carmignan revelam uma desaceleração no ritmo de expansão do crédito porque de janeiro a novembro de 2011 as operações da Caixa cresceram 41%, sendo que a expansão dos empréstimos para empresas tem ritmo próximo de 50% e as voltadas às pessoas físicas, em torno de 30%. Essa desaceleração para 30% em 2012 acontece em um ano em que a economia deve crescer mais que em 2011 e ainda com juros menores, já que o Banco Central deve continuar com a estratégia de reduzir a taxa Selic.

"Esse crescimento de 30% é apenas o plano inicial. Começamos o ano com esse número, mas vamos olhando o cenário e os negócios", disse o diretor da casa, ao sinalizar que o número pode, eventualmente, ser revisado para cima. "Até na previsão somos conservadores".

Se confirmada, a expansão das operações de crédito em torno de 30% deve levar o banco a ter participação de mercado entre 14% e 15% no fim de 2012. Em 2011, a Caixa deve fechar o ano com fatia entre 12,5% e 13%. Um ano antes, no fim de 2010, a parcela do mercado do banco estatal era de 10,3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]