• Carregando...

Campo Mourão – A Receita Federal do Brasil, órgão que resultou da fusão – determinada pelo governo federal em julho – entre as secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária, começou a funcionar efetivamente ontem, unificando os atendimentos aos contribuintes em um mesmo local. O município de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do estado, foi o único no Paraná a ser incluído no projeto piloto da "Super Receita", como ficou conhecida a nova repartição, que junta atribuições antes divididas entre os ministérios da Fazenda e da Previdência Social.

A fusão, segundo o responsável pela agência da Receita Federal na cidade, Jurandir Aldivino Soares, deve proporcionar arrecadação maior, auxílio no combate a sonegação e fraudes, além de permitir uma integração de processos e sistemáticas de trabalho, tanto para o contribuinte como para o próprio Fisco. "A Super Receita terá um melhor controle a partir de informações centralizadas e também vai agilizar o serviço do setor." De acordo com Soares, com a unificação, o contribuinte também terá mais praticidade. "No mesmo prédio serão resolvidos problemas da Receita e da Previdência Social, evitando o deslocamento de um lado ao outro da cidade."

Para o contador José Carlos Shorates, que a cada 15 dias precisa visitar os postos da Receita Federal e da Previdência Social, a Super Receita vai agilizar a carga excessiva do seu trabalho. "Será simples, resolverei os problemas dos dois setores em um mesmo local." Shorates conta que, antes da unificação, muito tempo era perdido no deslocamento entre os órgãos.

A auxiliar de escritório, Tatiana Silva, ao precisar de uma certidão negativa no setor da Previdência Social, após uma espera de cinco minutos para o atendimento, notou mais agilidade na repartição. "Antes, era mais demorado", conta ela.

Para a responsável pelo setor de Previdência Social, Maria Luzia Gomes Brosa, o atendimento poderá ser realmente feito de maneira mais rápida. "Um funcionário poderá atender tanto o setor da Receita como da Previdência."

Além da unificação em Campo Mourão, onde o prédio estava apto a receber parte da estrutura da Previdência, a fusão também está vigorando, desde segunda-feira, em Jaboatão (PE), Itapipoca (CE), Betim (MG), São Leopoldo (RS), Tucuruí (PA), Campo Grande (RJ), Serra (ES), Brumado (BA) e São Sebastião (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]