• Carregando...

A carga de energia elétrica cresceu 1,1% em março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, para 59,34 mil MW médios, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação ao mês de fevereiro, houve uma retração de 3,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve uma variação positiva de 6 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A carga de energia inclui o consumo de eletricidade e as perdas de transmissão. Os dados são preliminares.

De acordo com o operador, a taxa de crescimento da carga de energia verificada em março, em relação ao mesmo mês do ano anterior, é explicada, principalmente, pelo menor número de dias úteis. Além disso, a ocorrência de temperaturas inferiores às esperadas para essa época do ano nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste influenciou tanto na taxa de crescimento em relação a março de 2010 quanto na comparação com fevereiro de 2011, contrariando o comportamento sazonal da carga. Adicionalmente, também contribuiu para este desempenho a ocorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas amenas, atípicas para essa época do ano, em alguns Estados da região Nordeste.

Entre as regiões do país, o ONS apurou uma alta de 1,6% na carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste entre março e igual período de 2010, para 36,655 mil MW médios. Nesse período, a expansão verificada no Sul foi de 2,9%, para 10,177 mil MW médios. No Nordeste, o operador registrou uma variação negativa de 2,8%, para 8,501 mil MW médios. No Norte, o aumento registrado nesse intervalo de comparação foi de 1,2%, para 4,008 mil MW médios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]