• Carregando...

Na edição desta terça-feira (14) da coluna semanal publicada em 94 jornais do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a carga tributária do país está "muito distante das mais elevadas do mundo".

O presidente foi questionado por um consultor técnico de Belém (Pará) sobre quando os tributos do nosso país chegarão aos níveis dos demais países. Lula respondeu que há vários países onde a carga é muito maior, mas há muito benefícios sociais e outros onde a carga é menor, "mas o Estado praticamente não existe e isso é muito ruim para o povo".

"No Brasil, a arrecadação de impostos está nos permitindo tocar programas que geram crescimento e empregos, como o PAC, e inclusão social, como o Bolsa Família. O resultado é a redução da desigualdade", disse o presidente na coluna "O presidente responde".

Lula citou estudo da Fundação Getúlio Vargas sobre a queda na proporção dos miseráveis, de 35% para 25%, de 2002 para 2008. "Por outro lado, temos reduzido impostos em setores-chave da economia, como o de veículos, o de construção civil, cesta básica de alimentos e da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar), o que tem permitido manter girando a roda da economia em plena crise financeira mundial."

Lula também foi questionado se o governo tem a intenção de fazer uma reforma nas leis trabalhistas por um empresário de Curitiba (PR) que disse que tem dificuldades em encontrar funcionários interessados.

Em resposta, o presidente afirmou que o compromisso do governo é com a criação de postos de trabalho. Lula apontou que houve "um leve aumento" do índice de desemprego com a crise financeira, mas afirmou que "de 2003 até agora, foram criados 10,5 milhões de novos empregos com carteira assinada".

"Você fala em desinteresse dos funcionários, mas é preciso verificar se a razão não é a remuneração que está sendo oferecida. O fato é que o seguro desemprego é uma ação de justiça social da qual o Brasil não abre mão. Em 2008, sete milhões de trabalhadores receberam a ajuda quando estavam em dificuldade", afirmou o presidente.

Lula também respondeu sobre o reajuste diferenciado entre salários mínimos e proventos dos aposentados. "Com a política do nosso governo de reajustar o mínimo acima da inflação, todos os que ganham o piso tiveram aumento real de 65% desde 2003. Trata-se da valorização daqueles que mais necessitam, algo inédito no país", disse. O presidente afirmou que o governo está em negociação com centrais sindicais para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo, "na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]