Quem passeia pelo Saara, no Rio, ou pela 25 de março, em São Paulo, atrás de produtos de carnaval mal sabe que já existe chinês até no samba. Segundo a Associação Brasileira de Produtos Populares, o Brasil importa R$ 6,6 bilhões por ano de enfeites, brinquedos e acessórios de pequeno valor por ano, sendo que 80% deste montante, ou R$ 5,270 bilhões, vêm da China.
Do total das vendas, 30% são comercializadas no carnaval, entre perucas, serpentinas, apitos e outros artefatos.
- Nos últimos dois anos as vendas no carnaval têm crescido muito, gerando expectativas bem positivas. Em 2007, a probabilidade é de que as vendas de carnaval cresçam de 15% a 20% em relação ao ano passado - diz o presidente da associação, Gustavo Dedivitis.
De acordo com o executivo, o fato de o real estar mais valorizado em relação ao dólar favorece ainda mais as importações da China. Além disso, os brasileiros vêm comprando produtos de menor valor - o que impulsiona as vendas de produtos mais baratos, especialmente aqueles comercializados nas lojas de R$ 1,99.
- Há um crescimento do mercado de produtos populares como um todo. O ticket médio de compra do brasileiro caiu de R$ 20 a R$ 30 no Natal de 2004 para R$ 10 em 2006, por exemplo, o que favorece o segmento. O mesmo vem acontecendo em outras datas como "volta às aulas" e carnaval - conta.
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