• Carregando...
Assembleia na Caterpillar em setembro: 580 trabalhadores terão carga horária e remuneração reduzidas. | Divulgação/Sindimovec
Assembleia na Caterpillar em setembro: 580 trabalhadores terão carga horária e remuneração reduzidas.| Foto: Divulgação/Sindimovec

O governo federal autorizou, nesta terça-feira (20), a adesão da fábrica da Caterpillar em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba) ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Com isso, 336 funcionários terão a jornada de trabalho reduzida em 30% e os salários, em 15%.

A perda no salário é menor porque parte dela é coberta por subsídios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O corte da carga horária e da remuneração terá duração inicial de três meses, mas pode ser prorrogado.

A fabricante de equipamentos para construção é a primeira empresa do estado a ter sua adesão ao PPE homologada pelo governo. Os funcionários votaram pela participação no programa em 20 de setembro e desde então o acordo estava em análise no Ministério do Trabalho, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec).

Plano de proteção ao emprego evita apenas 7% das demissões

Programa teve pouco menos de 20 mil adesões confirmadas até agora. De julho para cá, o país cortou 243 mil postos de trabalho

Leia a matéria completa

Na segunda-feira (19), a Gazeta do Povo informou, incorretamente, que a Volkswagen em São José dos Pinhais havia sido a primeira empresa a aderir ao programa. Na verdade, será a segunda. Os funcionários da montadora alemã aprovaram a redução da jornada em 20% e dos salários em 10% em assembleia na porta da fábrica, mas o acordo ainda precisa passar pelo crivo do Ministério do Trabalho.

Segundo o Sindimovec, a Caterpillar, afetada pela crise econômica e a forte queda na demanda por seus equipamentos, demitiu mais de 200 pessoas desde agosto de 2014, o que reduziu o quadro de pessoal da fábrica em 26%. A unidade paranaense da empresa, que conforme o sindicato emprega cerca de 580 pessoas, produz pás carregadeiras e retroescavadeiras.

“A adesão ao PPE foi o último recurso da empresa, que já vinha usando banco de horas, férias coletivas e licenças remuneradas para se adequar à queda na demanda”, diz Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec.

Segundo ele, embora diminua o poder de compra do trabalhador, o programa ainda é “a melhor saída” para evitar demissões, porque preserva os direitos trabalhistas – o que não ocorre, por exemplo, na suspensão de contratos de trabalho pelo regime de layoff, muito comum em montadoras.

CORREÇÃO: Inicialmente, informações do Sindimovec davam conta de que 580 trabalhadores da Caterpillar foram incluídos no PPE. Mas, segundo lista oficial encaminhada no fim da tarde desta terça-feira (20) pelo Ministério do Trabalho, o número de beneficiários será de 336.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]