• Carregando...
Aplicativo de comando de voz permite fazer pesquisas em português em smartphones | Divulgação
Aplicativo de comando de voz permite fazer pesquisas em português em smartphones| Foto: Divulgação

O Brasil recebe, a partir desta quinta-feira (28), os aplicativos de pesquisa de voz em português e navegação por mapas do GPS para smartphones com sistema operacional Android, do Google. O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser contemplado com estes programas, que já podem ser instalados de graça por meio do site do Google.

A pesquisa de voz também está disponível para iPhones, na loja de aplicativos da Apple. O recurso de voz converte o som em texto, facilitando a busca on-line por meio de aparelhos móveis. Segundo Hugo Barra, diretor de produtos mobile do Google, "25% das buscas feitas por celular nos EUA são realizadas pelo aplicativo de voz".

Na barra de busca que fica na tela principal do Android, o usuário precisa apenas apertar no botão de voz para fazer a pesquisa. O sistema processa o som e abre uma página do Google com todos os resultados automaticamente.

Navegação por GPS

O programa de navegação do Android usa o GPS do smartphone para criar rotas e dar dicas de caminhos por áudio. O programa, que tem como base o Google Maps, também funciona por meio de comando de voz. Segundo o Google, mais de 100 milhões de usuários no mundo acessam o Google Maps por celular.

Entre as funcionalidades do aplicativo, que só pode ser acessado com internet, está o cronômetro, que calcula quanto tempo falta para chegar ao destino, e um recurso que indica como está o trânsito. Pelo programa também é possível visualizar imagens de satélite e fazer buscas por estabelecimentos no meio do caminho.

"O Android é uma plataforma estratégica para o Google", disse Alexandre Hohagen, diretor-geral da empresa na América Latina. "Esperamos que os novos aplicativos aumentem a penetração do sistema do Google no mercado brasileiro", completou.

"Os dois programas irão mudar a vida dos usuários de smartphone no Brasil", afirmou Barra.

Segundo a empresa, 1,5 milhão de ativações de aparelhos com Android são feitas semanalmente. O sistema operacional do Google chegou ao mercado há quase dois anos. Hoje, 96 aparelhos são compatíveis com o sistema, que está presente em 49 países e conta com a parceria de 59 operadoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]