• Carregando...
Chavez (esq.) fala durante reunião bilateral com Rafael Correa, em Puyo, no Equador | Guillermo Granja / Reuters
Chavez (esq.) fala durante reunião bilateral com Rafael Correa, em Puyo, no Equador| Foto: Guillermo Granja / Reuters

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa, coincidiram nesta terça-feira (28) em culpar o "capitalismo perverso" pela atual crise financeira mundial, e propuseram impulsionar o socialismo e a integração regional para enfrentar a conjuntura.

Ao capitalismo "é preciso enterrá-lo e criar um novo sistema internacional. Nós, na Venezuela, estamos criando nosso socialismo, o socialismo do século XXI, o socialismo bolivariano", disse Chávez, durante coletiva de imprensa acompanhado por Correa. Os dois presidentes assinaram vários acordos de cooperação.

Os dois analisaram a crise internacional em reunião na cidade de Puyo, na Amazônia equatoriana, 150 quilômetros ao sudeste de Quito, para revisar acordos bilaterais.

Chávez insistiu que a crise atual é uma "crise do modelo capitalista" e lembrou que "lá no norte (nos Estados Unidos) dizem há dez anos que a "Venezuela vai afundar', 'Que horror, a Venezuela vai afundar', e pronto, eles é que afundaram".

Venezuela e Equador são dois países altamente dependentes do faturamento obtido com a exportação do petróleo e assistem com atenção aos impactos da crise mundial, que provocou a forte queda no preço do barril de petróleo, que financia grande parte das duas economias.

Os ministros dos dois países assinaram 10 acordos de cooperação, entre memorandos e convênios de entendimento, em indústria alimentícia, energia, infra-estrutura e transportes, entre outros, informou a Secretaria de Planejamento do Equador, sem dar mais detalhes.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]