• Carregando...

O volume de cheques sem fundo disparou em janeiro. Levantamento feito pela Serasa, empresa de análise de crédito, mostra que a cada mil cheques compensados 19 foram devolvidos em janeiro. Ou seja, 3 milhões de cheques foram devolvidos duas vezes por falta de fundos. A alta é de 24,2% em relação a janeiro de 2005, quando 15,3 cheques a cada mil voltaram sem fundos. Na comparação com dezembro passado, porém, houve queda de 5,5% em relação aos 20,1 cheques devolvidos por lote de mil.

O volume de janeiro ficou acima da média de todo o ano de 2005, que foi de 18,9 cheques devolvidos a cada mil compensados. O recorde histórico do indicador, criado em 1991, foi batido em março passado, com 20,8 cheques por mil.

Para os economistas da Serasa, o volume de cheques sem fundo aumentou por causa do comprometimento da renda dos consumidores, que se comprometeram com empréstimos ou crediários e tiveram de pagar no início de ano despesas extras, como IPTU,IPVA, matrícula e compra de material escolar. Com o uso de pré-datados, o consumidor acaba descontrolando o orçamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]