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Tiigo será o primeiro modelo da marca a chegar no país,por R$ 50 mil | Divulgação
Tiigo será o primeiro modelo da marca a chegar no país,por R$ 50 mil| Foto: Divulgação

Estado já perdeu disputas

O Paraná perdeu duas das últimas três disputas por montadoras. A Toyota cogitou instalar uma fábrica na região metropolitana de Curitiba, mas acabou optando por São Paulo. Já a fábrica de motores da General Motors (GM), que também era negociada com o governo paranaense, foi para Santa Catarina. A vitória ficou por conta da Fiat Powertrain Technologies (FPT), braço de fabricação de motores da italiana Fiat, que comprou a antiga fábrica da Tritec, em Campo Largo. A Tritec, uma joint venture entre BMW e Chrysler, já chegou a produzir motores para a Chery, que agora planeja se instalar no Brasil. (FL)

Depois de perder investimentos para São Paulo e Santa Catarina, o Paraná volta a ser cogitado para receber uma nova fábrica de automóveis. Desta vez é a Chery, maior montadora 100% chinesa, que planeja construir uma unidade no Brasil até 2012. "O Paraná foi cogitado, obviamente, porque é o segundo parque automotivo brasileiro. Não poderia ficar de fora de maneira alguma", confirma Luís Curi, executivo-chefe da Chery do Brasil. Segundo ele, a decisão de instalar a fábrica no país já foi tomada.

Segundo matéria publicada ontem no jornal Folha de S. Paulo, o gerente-geral adjunto da Chery International, Du Weiqiang, teria visitado seis estados brasileiros para avaliar a instalação da fábrica. "Alguns estados foram prospectados. Foram visitados os que fizeram contato com a empresa na China. Foi a retribuição de um convite", confirma Curi. No entanto, ainda não houve nenhuma negociação com o governo paranaense. "Não estou sabendo de nada", disse ontem o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho. "Pode ser que tenham vindo, mas não nos procuraram."

O investimento da Chery no Brasil será de US$ 500 milhões a US$ 700 milhões, na construção de uma unidade capaz de produzir 150 mil carros por ano. A ideia da montadora é fazer do Brasil a base para exportação de veículos para as Américas, incluindo os Estados Unidos. Além da China, a montadora tem fábricas na Rússia, Egito, Irã, Indonésia, Malásia e Ucrânia.

Uruguai

Na América do Sul, a Chery tem parceria com a holding JLJ, que irá, por enquanto, montar os carros no Uruguai por meio do sistema CKD – os carros chegam prontos e são apenas montados no país. A JLJ será responsável por toda a distribuição da marca Chery no Brasil.

Os carros da marca chegam ao mercado brasileiro em junho deste ano. Serão entre 2,5 mil e 3 mil unidades no segundo semestre de 2009 e outras 10 mil no ano que vem. O primeiro a chegar será o jipe Tiigo, ao preço de R$ 50 mil. Depois virão os modelos QQ, Face e A3 (que aqui receberá outro nome), pelos preços iniciais de R$ 24 mil, R$ 30 mil e R$ 44 mil, respectivamente.

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