• Carregando...

Ao contrário dos anos anteriores, quando há uma intensificação da atividade industrial em outubro, os indicadores industriais divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o mês mostraram um recuo nas vendas reais, que medem o faturamento da indústria descontada a inflação, e nas horas trabalhadas, na comparação com o mês anterior.

Pelos dados dessazonalizados, as vendas reais recuaram 0,2% em outubro na comparação com setembro, e as horas trabalhadas caíram 0,3% no mesmo período.

Segundo a CNI, a queda nas horas trabalhadas representa a maior redução desse indicador em relação ao mês anterior desde janeiro de 2007. A CNI também destaca o recuo das vendas, apesar de ter ocorrido uma desvalorização de 21% do real em relação ao dólar no período, o que deveria ajudar a aumentar o faturamento das empresas exportadoras.

Na comparação com outubro de 2007, as vendas reais subiram 6,9% e as horas trabalhadas, 4,9%. No acumulado do ano até outubro, o faturamento real subiu 8%, em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado, e as horas trabalhadas cresceram 6% nos 10 primeiros meses de 2008.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) também teve um recuo, passando de 83,4% em setembro para 82,9% em outubro (dados dessazonalizados).

A redução de 0,5 ponto porcentual, segundo a CNI, foi a maior queda desse indicador desde junho deste ano. Em relação a outubro de 2007, o indicador ficou estável.

Emprego

O emprego na indústria foi o único indicador que não sofreu redução na comparação com o mês anterior e registrou alta de 0 1%.

Segundo a CNI, o emprego industrial cresce por 31 meses consecutivos no indicador dessazonalizado. Em relação a outubro de 2007, os postos de trabalho aumentaram 3,9% e, no acumulado do ano de janeiro a outubro, registram alta de 4,3%.

A massa salarial real na indústria cresceu 3,8% em relação a outubro de 2007 e 5,2% no acumulado de janeiro a outubro. A CNI não divulga o indicador na comparação com o mês anterior pela série dessazonalizada. Pelos dados originais, sem a dessazonalização, o indicador recuou 0,6% em outubro, ante setembro. De acordo com a entidade, a aceleração da inflação e o menor dinamismo do mercado de trabalho foram os principais responsáveis por este resultado.

Desaceleração

Apesar dos indicadores industriais de outubro apresentarem crescimento em relação a outubro de 2007, a CNI destaca que houve uma desaceleração intensa na expansão de todas as variáveis pesquisadas.

A entidade destaca que outubro de 2008 contou com um dia útil a mais que em outubro de 2007, o que deveria promover uma influência positiva nos resultados do mês este ano. "Se não fosse a influência positiva do efeito calendário, a perda de dinamismo da indústria seria observada de maneira ainda mais severa", afirma o documento Indicadores Industriais, divulgado pela CNI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]