• Carregando...

Não há dúvida de que Deus é brasileiro. E a sua generosidade se faz mais presente quando o brasileiro trabalha sério. E isso tem acontecido em muitas áreas.

Vejam o caso da Petrobrás. Se não bastassem o seu arrojo e competência em buscar petróleo em águas profundas de mais 3.000 metros abaixo do nível do mar, agora, na Bacia de Santos, a empresa encontrou petróleo em águas ultraprofundas de mais de 5 mil metros. Sim, mais de 5 mil metros de profundidade!

A se confirmar o que foi achado em quatro poços perfurados, o Brasil tem toda chance de, dentro em breve, dobrar as suas reservas e a sua capacidade de produção diária.

Os técnicos foram pesquisar numa área que fica abaixo da mais profunda camada de sal do mar. Antes dessa profundidade, eles já haviam encontrado montantes apreciáveis de petróleo, mas nada comparável à estimativa de 20 bilhões de barris, como ocorreu nos quatro poços sondados.

Isso é alentador. Se tudo for confirmado, significa que o petróleo pode durar mais do que se pensava. Significa também que, nas águas ultraprofundas, o Brasil encontrará um óleo de melhor qualidade, o que vai conseguir um melhor preço no mercado internacional.

Mais uma vez os brilhantes talentos da Petrobrás venceram as dificuldades e trouxeram a boa nova. Parabéns!

A notícia veio numa hora crítica, pois, na semana passada o barril de petróleo em New York chegou a US$ 84 – um absurdo. E tudo indica que vamos terminar o ano nessa base.

Esse preço reflete o agravamento da crise com o Irã, a redução da oferta dos produtores da Opep, a queda nos estoques dos americanos e o próprio aquecimento da demanda puxado pela China.

Mesmo os que consideram um certo esfriamento da economia mundial, as necessidades de petróleo são crescentes e deverão continuar de forma contínua por duas ou três décadas.

Energia é a chave do progresso. Felizes são os países que dispõem de recursos energéticos abundantes e baratos. No caso do petróleo das águas ultraprofundas, a extração é caríssima, mas os preços são bem mais altos do que o óleo pesado.

O Brasil está bem servido em matéria de energéticos limpos como é o caso da energia hidrelétrica e do etanol. Alguém duvida que Deus tenha simpatia pelos brasileiros?

Antônio Ermínio Moraes é empresário.

antonio.ermirio@antonioermirio.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]