• Carregando...

O discurso de que o ajuste fiscal não pode ser sinônimo de redução nas políticas sociais, repetido na última semana pela presidente Dilma Rousseff, é um caminho para não se tocar no custo do desajuste. O índice de inflação de 10,67% de 2015 é um deles.

O ciclo provocado pelo déficit público no Brasil é bem conhecido e não pode ser comparado ao que ocorre em economias maduras. Aqui, o déficit tem efeito inflacionário, seguido por elevação dos juros, redução da atividade, alta do desemprego e encolhimento da renda.

Esse é um custo social bastante elevado e não pode ser ignorado quando se fala em políticas sociais. Elas realmente atendem a um apelo fincado na Constituição. Mas a lei não previa que haveria momentos em que o ajuste do orçamento entraria em conflito com o engessamento do gasto.

Trata-se, portanto, de um problema de longo que precisa envolver as limitações de manobra no orçamento. E isso só será justificável se o governo contrariar os interesses que permitiram a priorização dessas áreas. A corrupção e os benefícios setoriais foram a moeda de troca de um modelo que promete mais do que entrega.

China

Quanto devemos temer a derrocada dos mercados da China? Bastante. O Brasil é considerada uma das economias mais frágeis do momento e se tornou íntima dos problemas chineses.

Doce Fado

Aberta em 2014, a doceria curitibana Doce Fado, especializada em quitutes portugueses e com três pontos na cidade, está preparando sua estreia em outros mercados. A ideia é abrir uma unidade em Florianópolis ainda no primeiro semestre. A loja será no centro, perto do Beiramar Shopping.

Supermercados

O setor supermercadista do Paraná vai realizar um evento para debater ações de redução de custo e sustentabilidade, uma combinação contra a crise. Estão na agenda temas como iluminação, refrigeração e custo da operação com cartões. O evento será realizado pela Apras no dia 20.

Em alta

Indústria automotiva

A americana, não a brasileira. No ano passado, foram vendidos 17,5 milhões de veículos nos Estados Unidos, um recorde. O dado marca a recuperação após a crise de 2008.

Em baixa

Correios

Não basta ter o monopólio. O Cade abriu uma investigação para apurar práticas anticompetitiva dos Correios, que estaria impedindo a competição no setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]