• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

O voo Miami/Curitiba/Porto Alegre/Miami, da American Airlines, está incendiando o mercado de turismo receptivo da capital antes mesmo de sua viagem inaugural. A expectativa é, já em 2014, dobrar o número de norte-americanos que visitam Curitiba. No ano passado, foram 19,5 mil. "Com a frequência diária, não vai ser difícil chegar a esse número", diz Paulo Colnaghi, presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur). Entre as estratégias para vender Curitiba no mercado norte-americano está a realização de um workshop em Miami. Jornalistas de lá, especializados em turismo, também devem vir conhecer a cidade, assim que os voos começarem a operar, em 21 de novembro. Colnaghi conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre a expectativa do setor de turismo.

Qual a principal estratégia para vender Curitiba nos EUA?

Queremos mostrar que Curitiba pode ser uma porta de entrada no país. Temos um potencial grande de realização de eventos e negócios. Vamos levar o projeto do novo centro de convenções em uma grande feira do setor, em outubro, para negociarmos a agenda para os próximos anos. Estamos muito otimistas.

Por que o voo internacional tem muito potencial para a cidade?

O voo vai atender a uma demanda reprimida de passageiros interessados em viajar aos EUA em um raio de até 300 quilômetros da capital. Empresários e viajantes de Ponta Grossa a Joinville serão beneficiados com essa frequência. Nossa ideia é também aproveitar o fluxo contrário. Aqui, o norte-americano está mais próximo de Paranaguá para fazer negócios no porto. Outro segmento que já demonstrou interesse é o imobiliário: corretores que buscam compradores em Miami.

Como o Ctur pretende capitalizar a demanda por voos internacionais?

O retorno da venda das passagens aqui e nos EUA surpreendeu até a companhia aérea. A American Airlines vai nos encaminhar relatórios semanais com o fluxo de passageiros. A ideia é partirmos para negociações com outras companhias. Vamos ainda buscar ligações entre Curitiba e as principais capitais da América do Sul.

E os planos para a Europa?

Na Europa, o foco serão as cidades do Mediterrâneo, com negociações com a TAP e a Iberia, para aproveitar esse bom resultado inicial do voo de Miami e ampliar a malha internacional que atende a capital. Com sorte, com o sorteio das seleções da Copa, em dezembro, podemos negociar mais algum voo dos países que vão jogar aqui.

* * * * *

Quanto pagamos de imposto?

Curitiba é uma das oito cidades brasileiras que integram estudo piloto sobre pagamento de impostos no Brasil. O projeto é do Banco Mundial em parceria com a Fenacon, a federação nacional que representa 400 mil empresas de serviços contábeis e pesquisas. A pesquisa terá a ajuda de três escritórios de contabilidade de cada cidade. Além de Curitiba, serão avaliadas empresas de Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na publicação Doing Business, o Banco Mundial vai apresentar a quantidade de pagamentos, a alíquota efetiva total e o tempo necessário para cumprimento das obrigações. O resultado será comparado ao de outras 185 economias do mundo. Essa é a primeira vez que o Brasil participa do estudo.

Campus da Indústria

Campus da Indústria será o novo nome da sede do Sistema Fiep a partir do dia 17. A unidade do bairro Jardim Botânico, conhecida como Cietep, vai dedicar mais atenção à inovação, educação, pesquisa e qualidade de vida. Em 1º de outubro, será inaugurado no campus o Instituto Senai de Inovação, com foco em eletroquímica, para buscar soluções tecnológicas para os segmentos petroquímico, mineral, metalmecânico, de energia e da construção civil.

Caçula do Bourbon

Tem filho novo na família Bourbon. Nesta semana, a rede hoteleira paranaense lança a marca Rio Hotel by Bourbon, com sete novas unidades: São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Botucatu, Limeira, Macaé e Ciudad Del Este, no Paraguai. Serão investidos R$ 347 milhões para a construção de 1.264 apartamentos. A previsão é abrir o primeiro empreendimento até junho de 2015, com 220 quartos, em Foz.

Os projetos da marca Rio Hotel by Bourbon eliminam estruturas de pouco uso, como sauna, business center e piscina (que pode ser opcional) e investe nos ambientes de circulação e convivência, como o lobby, fitness e áreas de estar. O regime de tarifas também deve ser flexível, para atrair o cliente que busca preço sem abrir mão do conforto.

Destinos exóticos

Pouco mais de dois anos após abrir escritório em Curitiba, a Kangaroo Tours, com sede em São Paulo, viu o movimento de passageiros para destinos exóticos crescer até 40%. A informação é do responsável pela unidade paranaense, Renan Tavares, que atende também a clientela de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tailândia, Camboja, Vietnã, Seychelles e outros países da Ásia, África e Oceania estão na vitrine da agência, que tem 20 anos de experiência.

Panvel no shopping

A rede gaúcha de farmácias Panvel vai abrir sua primeira unidade de shopping em Curitiba, onde já opera em 19 endereços, com a inauguração do Pátio Batel, nesta semana. O grupo está investimento R$ 9 milhões em ampliação na capital paranaense, neste ano.

Agenda

Na quarta, dia 11, a revista Amanhã e a PwC lançam em Porto Alegre o ranking Grandes & Líderes - 500 Maiores do Sul, que apresenta a elite empresarial do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]