• Carregando...
 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Se 2013 foi um ano de ajustes, em 2014 a Cyrela Paraná coloca o pé no acelerador. A incorporadora prepara três lançamentos na capital paranaense – dois deles ainda no primeiro semestre. O otimismo da empresa está embasado em pesquisas e na certeza de que o crescimento orgânico do mercado local gera demanda para produtos bem posicionados, como os empreendimentos que a Companhia apresentará em breve. Marlus Dória, diretor executivo da Cyrela Paraná, conversou com a coluna sobre resultados e metas da incorporadora.

Quais são os lançamentos previstos para 2014?

O primeiro será o Grand Vert, um edifício residencial com excelente localização no Cabral. Os apartamentos terão três suítes, 172 metros quadrados privativos e outros diferenciais. Outro lançamento, previsto para o final do primeiro semestre, é o High Line, um projeto único, contemporâneo, de duas torres residenciais, no Juvevê. Será um produto que Curitiba ainda não tem, com apartamentos de 90 ou 126 metros quadrados privativos. E no segundo semestre teremos um lançamento comercial no Batel, mas esse projeto ainda está em andamento.

Esses empreendimentos consolidam a Cyrela Paraná no segmento de luxo?

Sim. Nossos dois lançamentos em 2013 já foram nesse padrão: o 1550 Batel e o Dom. A torre comercial do 1550, por exemplo, está totalmente comercializada. A residencial segue em excelente ritmo de vendas e o Dom, um projeto premium, com poucas unidades, também está dentro do previsto. Esse ano, nossos três lançamentos vão somar, juntos, um Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 300 milhões.

Muitas construtoras e incorporadoras coloca­ram o pé no freio em 2013, reduzindo e até mesmo cancelando lançamen­tos. O que leva a Cyrela a lançar mais em 2014?

A gente acredita muito no mercado local. Temos os dados que embasam nosso otimismo e nos dão essa certeza. Além das pesquisas e análises, que nos levam a lançar produtos muito bem localizados e posicionados, o resultado do ano passado nos favorece. Fechamos 2013 com um resultado de R$ 200 milhões em vendas e nosso estoque está muito bem administrado. Já estamos desenvolvendo projetos para 2015 em diante.

* * * * *

Urbanismo em nova versão

A arquiteta e urbanista Yumi Yamawaki comemora o lançamento da segunda edição do seu livro, Introdução à Gestão do Meio Urbano, agora com a coautoria da bióloga e arquiteta Luciane Teresa Salvi.  Novos capítulos sobre habitação, meio ambiente e saneamento foram incorporados. Participam também da obra o advogado Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, a arquiteta e ex-secretária municipal de Urbanismo, Suely Hass, a educadora Vivian Rita Meza Siqueira Cezar de Oliveira e o arquiteto Fábio Duarte. O livro está disponível no site da editora Intersaberes.

Mandala com design

Os diretores da Moss Para Casa, Felipe e Hermes Schultz, na foto com o arquiteto Jayme Bernardo (ao centro), conferem o apartamento decorado do Mandala, lançamento residencial da AG7 Realty e Thá Incorporações. A unidade tem móveis planejados da marca e projeto de interiores assinado pelo arquiteto. Esse é o segundo projeto da Moss com construtoras paranaenses, firmando sua participação em empreendimentos de alto padrão.

Em clima de Copa

A Tecnisa acaba de lançar a campanha Seleção, que vai até 28 de fevereiro em Curitiba, oferecendo condições especiais para quem pretende adquirir produtos da empresa. No lançamento oficial, no UCI do Shopping Palladium, centenas de corretores conheceram detalhes da campanha apresentada por Marcio Tadeu, diretor nacional de vendas da incorporadora, Vitor Wjuniski, sócio-diretor da construtora Stuhlberger, e João Auada Junior, diretor de negócios da Tecnisa.

Um ano promissor 1

No fechamento de 2013, a Ademilar Consórcio de Imóveis registrou aumento de 25,53% no volume de cotas ativas em comparação a 2012. Para 2014, a meta da empresa paranaense é crescer 10%. Neste ano, a Ademilar implanta o sistema de franquias. Com 22 anos de história, a administradora de consórcio atua nos estados Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Um ano promissor 2

Ainda no primeiro trimestre, a Hafil Inc apresenta seu primeiro lançamento para o ano. O comercial H.A. Offices Jardim Botânico é um prédio com 140 unidades, entre salas de escritórios, consultórios e lojas. O empreendimento, com Valor Geral de Vendas de R$ 42 milhões, é o segundo da incorporadora no segmento comercial.

Na alta decoração

A marca curitibana de mobiliário Raffinato estará na 17ª Abimad (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração), em São Paulo, entre 12 e 15 de fevereiro. A empresa vai lançar novas linhas em madeira, fibra natural e sintética, com peças assinadas pelo designer Yury Albrecht. A feira será no Expo Center Norte.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]