• Carregando...
 |
| Foto:

Atual presidente da Cbic, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, José Carlos Martins esteve em Curitiba nessa semana para um evento que debateu o impacto da burocracia no preço final dos imóveis. O 1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção reuniu secretários municipais de grandes cidades, via Frente Nacional dos Prefeitos. Martins, que foi vice-presidente do Sinduscon-PR, o sindicato da indústria da construção paranaense – que organizou o evento – e presidente da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná, explica que um estudo feito pela consultoria Booz & Co, a pedido da Cbic, mostra que gargalos burocráticos atrasam e oneram os empreendimentos imobiliários. O excesso de trâmites e documentações, muitas vezes requisitados de forma desorganizada pelos órgãos municipais, pode aumentar em até 12% o valor do imóvel para o comprador, salienta Martins.

A possível diferença de 12% no preço final do imóvel, apontada pela Cbic, é bastante alta. O que gera esse custo?

O excesso de burocracia. Veja, o custo do imóvel pode aumentar em até 12%, mas esta é uma média nacional, com variações. É um custo que onera toda a cadeia produtiva da construção. Basicamente, trata-se de uma questão de gestão, e também, é uma questão cultural no Brasil: a administração pública é lenta e mal planejada. Isso gera custos altos. As prefeituras podem melhorar todo o processo de licenciamento da construção, racionalizando ações.

Há exemplos concretos?

Sim, em 2013 a prefeitura de Curitiba deu vários passos nesse processo. Muitas outras cidades também. Viemos, com o evento, mostrar esses exemplos positivos e debater os caminhos para que outras prefeituras também o façam, além de apresentar o estudo da consultoria Booz.

O mercado imobiliário do Brasil tem apresentado redução de preços nos imóveis novos? Pesquisas têm mostrado essa tendência em capitais e grandes cidades.

Estamos passando por um período de acomodação. Gosto de dizer que o mercado está maduro: a demanda reprimida por novas construções, que ficou represada por vinte anos, foi atendida, houve aquele boom, e agora o crescimento do mercado é natural, ajustado à demanda normal de cada cidade. O mesmo vale para os preços. Estamos em uma economia de mercado. Se há estoque alto em alguns empreendimentos, as incorporadoras promovem descontos e redução nos preços para vender essas unidades. É um movimento natural.

* * * * *

Estilo único

Presente no mundo todo com mais de 1200 lojas, a marca italiana Natuzzi está presente em Curitiba com uma store in store na loja Ton sur Ton. Desde 2010 atuando no Brasil, o Grupo Natuzzi cresceu 40% em 2014 e está com uma média de abertura de 4 pontos de vendas por mês no país. São três marcas: a Natuzzi Itália, com opções Total Living, em Curitiba, Balneário Camboriú e Recife; a Natuzzi Editions, om três lojas próprias e 40 galerias no conceito store in store pelo Brasil; e a Natuzzi Re-vive, nova marca do grupo, que chega ao Brasil a partir de fevereiro de 2015. A nova linha (foto) traz poltronas reclináveis e inovadoras em design, com estilo que revoluciona o conceito de conforto. O autor do projeto, Kent Parker, é designer-chefe da Formway Design Studio, grupo de renome internacional da Nova Zelândia especializado na concepção de mobiliário com alto desempenho, beleza e elegância.

Canteiro de obras

A construtora curitibana VcCon Engenharia ganhou a concorrência e já começou a obra de construção da fábrica da Gri-Cei S/A Produtos para Transfusão, em Campo Largo. Com 6 mil metros quadrados de área construída em sua primeira fase, e previsão de ampliação de mais 15 mil metros quadrados, a obra tem prazo de conclusão para junho de 2015. A Gri-Cei reúne a multinacional espanhola Grifols, que fabrica produtos farmacêuticos, e a brasileira CEI – Comércio Exportação e Importação de Materiais Médicos Ltda., do Rio de Janeiro.

Ecodesign com Todeschini

As lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê vão participar do Mueller Ecodesign Social, projeto que vai reformar a residência de 280 metros quadrados onde funciona uma entidade assistida pela Fundação de Ação Social de Curitiba. As lojas, do casal Clair e Loizane Milani, vão fornecer o mobiliário para a cozinha e os banheiros da casa, que será entregue em dezembro deste ano. As peças doadas são de reaproveitamento do showroom e de mostras que a Todeschini participou, como a Casa Cor Paraná 2014.

Combinação de sabores

A tradição de harmonizar sabores de pratos bem elaborados com bons vinhos reunirá empresários e executivos associados à Amcham Curitiba nessa terça-feira, no plantão de vendas do empreendimento comercial H.A. Offices Jardim Botânico, da incorporadora Hafil Inc, patrocinadora master do encontro. O evento Wine Class terá a gastronomia da América do Sul e Europa, com acompanhamento de rótulos de Portugal, Chile e Brasil, selecionados pelo sommelier Jeferson Mamedes, da Casa da França.

Reconhecimento nacional

O diretor de incorporação da AG7 Realty, Alfredo Gulin Neto, acompanhado de seus pais, o CEO da empresa, Alfredo Gulin Filho, e a empresária Maria Cristina Seixas Gulin, comemoram a conquista do prêmio nacional Master Imobiliário para o empreendimento Mandala, lançado em parceria com a Thá, no sofisticado evento realizado pela companhia para celebrar a premiação, considerada o Oscar do mercado imobiliário.

Quatro décadas de crescimento

Marcos Rocha Coutinho (à dir.), fundador da Senzala Imóveis, Augusta Rocha Coutinho Loch, que está no comando da empresa há 20 anos, e André Coutinho, presidente da Senzala Corretora de Seguros, serão anfitriões do evento que celebra os 40 anos da imobiliária, nessa terça-feira, no Clube Curitibano. A imobiliária e a corretora integram o Grupo Senzala. Além do coquetel, haverá uma palestra, para um grupo seleto de 150 clientes, sobre as mudanças propostas no novo Plano Diretor de Curitiba, ministrada pelo diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Oscar Ricardo Schmeiske.

Casa nova em menos tempo

João Carlos Vianna, da Cohab, José Márcio Fernandes, da Tecverde, e Fernando Klas, da Construtora F Klas, acompanham a montagem de uma das 66 casas que estão sendo construídas com o sistema sustentável Tecverde para o programa Minha Casa Minha Vida. Com a tecnologia de Wood Frame desenvolvida pela Tecverde, o residencial Moradias do Nilo, no Alto Boqueirão, será construído e entregue na metade do tempo previsto.

Estreitando laços

A arquiteta Yvone Miyamura estava entre os convidados que cumprimentaram a proprietária da Artesanal Mais, Joana D'Arc Brugnolo Jacoski, no evento Café Sempre Mais, realizado para profissionais selecionados. O objetivo do encontro foi explicar o novo programa de incentivo da loja de decoração, criar novos laços e fortalecer a parceria com arquitetos, decoradores e designers.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]