• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Soraya Ribas entrou para o ramo da decoração e design de interiores quando esse setor ainda era um mercado incipiente em Curitiba. Quase trinta anos depois, ela comanda uma grande empresa que é referência em produtos para iluminação e projetos de luminotécnica. Ao trabalho, Soraya agrega desde sempre o talento natural para atender clientes e atuar junto a parceiros em todo o planeta. Com mais de 20 anos no mercado, a Ideally Iluminação tem parcerias com fabricantes e pesquisadores do Brasil e do mundo e acaba de dar mais um passo ao inaugurar um novo showroom com produtos da Light Design + Exporlux, com as marcas Foscarini, Diesel, Fontana Arte e Cristiana Bertolucci. Reformado, o térreo da loja tornou-se um ambiente sofisticado e contemporâneo – praticamente uma galeria de obras de arte em luz. Soraya, que há quatro anos mora no Japão, para onde o marido – executivo de uma multinacional – foi transferido, esteve em Curitiba e conversou com a coluna no novo espaço da Ideally, em meio a luminárias com cores e formatos fascinantes.

Como você administra a Ideally morando no outro lado do planeta?

Trabalho todos os dias pela internet, vejo os emails, e sabe que a diferença de 12 horas no fuso horário ajuda? (risos). Dá muito certo. Uma vez por semana faço reunião por skype com minha gerente. Uma ou duas vezes por ano venho para o Brasil.

Você começou sua carreira com decoração de interiores?

Me formei em desenho industrial e abri uma loja com uma sócia, a Maison Batel. Aprendemos tudo na prática, principalmente quando tivemos que decorar casas inteiras de clientes: administrar, lidar com fornecedores, preços, prazos, escolha e qualidade de produtos… enfrentamos todos os desafios. Quando me especializei em iluminação, o setor era uma novidade em Curitiba.

O que há de mais moderno hoje em iluminação?

A sustentabilidade é caminho sem volta e as pesquisas nesse setor avançam todo dia. Há dez anos, lâmpadas de led eram um fiasco (risos). Não havia funcionalidade nem design. Hoje estamos no auge do led, com muita pesquisa na Alemanha e em Portugal. Em poucos anos será usado em larga escala. Não há como escapar: economia e racionalidade nos projetos são indispensáveis. Em design, a Itália continua no topo. A Espanha também desponta nesse setor. O Brasil também tem grandes designers e fabricantes.

Uma casa portuguesa

A loja Arte Prima, de Curitiba, promete trazer para a sua parede o charme e o luxo europeus com a linha Patchwork Blue, que faz uma releitura da azulejaria portuguesa, com desenhos variados representados em coloração azul e acabamento brilhante. A linha possui um formato 15x15cm o que a torna ideal para quem quer abusar da criatividade em possibilidades de paginações variadas, com ambientes plenos em estilo e tranquilidade. O produto está disponível para comercialização na forma de kit (12 desenhos diferentes) ou de peças avulsas, que permite a aquisição apenas dos desenhos que desejar utilizar na composição.

Noite especial

A comemoração dos 35 anos da Habitec Imóveis foi um verdadeiro presente para os amantes da boa música. A imobiliária paranaense promoveu um concerto especial com o Quarteto Iguaçu e a nova revelação da MPB, Sara Lorena. O evento ocorreu na última quarta-feira no Guairinha. No repertório, clássicos da música erudita e popular.

Malhação HIGH-TECH

Considerada uma das maiores referências em fitness do país por sua tecnologia, serviços, infraestrutura e opções para toda a família, a Bodytech fez sua estreia em solo curitibano. Com um investimento de R$ 5 milhões, a primeira unidade da rede na capital paranaense – que tem à frente os empresários Alexandre Accioly, Luiz Urquiza, João Paulo Diniz e Bernardo Rezende (o Bernardinho) e os atletas Giba, Bruninho e Murilo Endres como sócios locais – está localizada no Shopping Crystal, com acesso pelos pisos L1 e G3. Em um espaço de 1.200 metros quadrados, a academia conta com cinco ambientes para diferentes modalidades. O escritório Farias & Denton Arquitetura e Design, do Rio de Janeiro, que já assinou o projeto das academias da rede em São Paulo, Rio e Brasília, foi o responsável por transformar o espaço no shopping. "Driblamos as limitações do imóvel, valorizando os espaços. A iluminação ajudou nesse destaque", explica o arquiteto Juarez Farias.

Sucesso na largada

A construtora Costaguerra Engenharia comemora o sucesso de vendas do residencial Gran Torino, um de seus mais recentes lançamentos. Entre os diferenciais do empreendimento estão a localização e a área privativa maior. O resultado foi o esperado: 90% das unidades foram vendidas em menos de seis meses. Localizado na Alameda Presidente Taunay esquina com a Rua Padre Agostinho, nas Mercês, o edifício de oito andares oferece cinco opções de plantas – com espaço privativo variando de 129 m2 a 173 m2 –, além de duas coberturas (já vendidas) de 228 m2 a 241 m2.

Olho nas tendências

O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) e do Grupo Hestia, Gustavo Selig, ministra palestra com o tema "Tendências e Cenários do Mercado da Construção Civil e Imobiliário" na próxima quinta-feira (25), a partir das 8h30, na Estação Business School. O evento é destinado a engenheiros, arquitetos, construtores, investidores e proprietários de imobiliárias.

Nova fornada

Manuela Lamego, Gabriela Lopes e Ana Carolina Penso, professoras do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, com o presidente da escola, Carlos Sandrini, na formatura das novas turmas, realizada na terça-feira, 16, na loja Mobiliário Contemporâneo S.C.A. Os formandos foram premiados pelos projetos desenvolvidos em parceria com a construtora M.M Arruda e a loja.

Evento móvel

Começa na próxima terça-feira (23) em Curitiba o 7º Seminário Moveleiro. O evento, que já passou porquatro municípios paranaenses, tem por objetivo identificar as potencialidades dos pólos moveleiros do estado e debater temas específicos de cada região. O encontro, que reúne empresários, estudantes e representantes de entidades vinculadas ao setor, será realizado das 19 às 22 h no auditório II da Escola de Gestão do Sistema Fiep, no Jardim Botânico. O Centro Brasil Design é parceiro da Fiep no evento e convidou o designer, mestre em tecnologia e colaborador do Centro, Ken Fonseca, para dar a palestra "Design e Competitividade para micro e pequenas empresas". 

Os seminários servem de preparativo para o 4º Congresso Moveleiro, que ocorrerá dias 25 e 26 de setembro em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]