• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma obra executada em trinta dias, entregue dentro do prazo e com a qualidade exigida pelo cliente – a reforma da concessionária de veículos off-road AR3 Racing, da Polaris – é um dos desafios recentes vencidos pela equipe da Araruama Engenharia. O trabalho é um exemplo do "jeito de ser" da Araruama, fundada há 28 anos pelo engenheiro Caio Novaes. A empresa exibe números vistosos: 1,7 mil obras entregues, mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos e uma carteira de clientes de grande porte nos setores industrial, corporativo e varejo. Por trás das estatísticas, estão clientes satisfeitos e colaboradores comprometidos. Sócio da Araruama desde 2006, o engenheiro Dennis Kutassy conversou com a coluna.

Como você entrou para a Araruama?

Em 2006, junto com Guilherme Novaes, filho do Caio. Foi uma época em que a engenharia estava "em baixa", e o mercado, muito restrito. Mas decidimos que a Araruama se manteria, mesmo diante das dificuldades. Acho que temos a engenharia no sangue. Sempre acreditamos na empresa, com a credibilidade e o nome forte que tem no mercado. Hoje somos três sócios. São três gerações – Caio com 55, eu com 40 e Guilherme com 24 – que se completam, com olhares e experiências diferentes, mas um denominador comum, que é trabalhar bem, com qualidade, sempre evoluindo.

Como vêm conseguindo essa coesão?

Temos uma equipe sólida e unida. São pessoas que estão aqui há muitos anos. Acreditamos que o maior capital de uma empresa sãos seus colaboradores, por isso, os nossos são constantemente treinados e motivados. Temos um consultor interno, Ricardo Cougo, que faz um trabalho permanente conosco.

Um dos pontos fortes da Araruama é o cumprimento de prazos. Há algum segredo para entregar obras pontualmente, sem atrasos?

Tecnologia e aprimoramento constantes. Temos um planejamento que evita erros e retrabalho. São poucos funcionários no canteiro de obra e muitos na retaguarda. Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos as condições necessárias para atender aos clientes com transparência, flexibilidade e competitividade de prazo e preço, com prazos definidos e custos firmes.

Quantas obras estão em andamento?

Hoje temos 13 obras e quase 500 pessoas trabalhando.

2014 será um ano positivo?

Somos otimistas na Araruama. Não deixamos de investir, pelo contrário, estamos estudando o mercado para crescer: obras em portos privados, obras paralelas às obras de infraestrutura, o setor industrial em algumas regiões como os Campos Gerais, entre outros objetivos.

* * * * *

De casa nova

Na festa de entrega do Edifício San Rafael, no Seminário, o ortopedista Lúcio Ernlund, que é diretor médico do Coritiba e foi um dos primeiros compradores de um apartamento do empreendimento, comemorou a "casa nova" com Henrique Guerra, Guilherme Costa Ballão e seu irmão, Henrique Ballão, diretores da Construtora Costaguerra.

Show dos milhões

Mais de R$ 16 milhões é o valor estimado de negócios do Feirão Barcelona Neoville, que ocorreu no último fim de semana. Promovido pela incorporadora Canet Jr com a Construtora Thá, o evento recebeu mais de 700 pessoas interessadas em adquirir unidades prontas no condomínio vertical. Para o presidente da Canet Jr, Kalil Chuchene, na foto com o diretor da empresa, Jayme Canet Neto, o resultado acima das expectativas mostra o interesse dos curitibanos em investir na região sul da capital.

Desafio concluído

Será nesta terça-feira a entrega do Iguaçu 2820, da Construtora e Incorporadora Laguna. A obra seguiu padrões internacionais de sustentabilidade, como a reciclagem de 98% dos resíduos gerados, possibilitando a conquista da pré-certificação Green Building com o LEED Gold. O edifício tem cerca de 35 mil m² de área construída, com 22 pavimentos na torre comercial e sete na torre corporativa, além de cinco subsolos e um heliponto.

Bela e restaurada

Um imóvel do início do século 20, que abrigou um comércio de secos e molhados, no bairro Rebouças, está sendo revitalizado para ganhar nova função. A obra está sendo administrada pelo produtor de eventos Dado Dantas. O imóvel, da família de Dantas, é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP). A casa, na esquina das ruas Lamenha Lins e Iguaçu, será colocada para locação assim que a obra estiver finalizada, dentro de um mês.

Varejo em alta

O arquiteto Manoel Dória, da Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, está com projetos para shoppings em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. Ao todo, são 19 empreendimentos. No Paraná, Dória assina os projetos do Palladium Foz do Iguaçu, Jockey Plaza, em Curitiba e Umuarama Shopping. Em Santa Catarina, são seis, entre novos e expansões em Criciúma, Itajaí, Porto Belo, Florianópolis, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul. 

Qualidade imobiliária

A Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial do Sistema Secovi está com inscrições abertas para o Programa de Excelência da Qualidade Imobiliária. As imobiliárias que aderirem entre os dias 24 e 28 de fevereiro terão um desconto especial.

Arena verde

O paisagismo da Arena da Baixada será feito pela Esalgarden, escolhida para implantação e manutenção dos jardins do estádio do Clube Atlético Paranaense. As áreas verdes das ruas Getúlio Vargas, Brasílio Itiberê, Madre Maria e Coronel Dulcídio vão ganhar mudas de plantas perenes. O trabalho da Esalgarden segue o projeto de Carlos Arcos, arquiteto das obras da Arena, e terá início em março.

Guia estrelado

Nessa terça-feira a Ideally Iluminação promove o lançamento do Guia Bamboo de Decoração. O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer de interiores Daniel Casagrande, selecionados para participar da edição ao lado de grandes nomes do cenário brasileiro da arquitetura e decoração, serão anfitriões da festa.

Lançamento prestigiado

O coquetel de lançamento da coleção 2014 da Marel Móveis foi concorrido, com a presença de mais de 200 pessoas, na quinta-feira, no ambiente da loja, que foi toda reformada. O gerente nacional de vendas da Marel, José Wagner, o diretor comercial, Ilson Behne, e o diretor de marketing, Eloy Scheurer, vieram de Francisco Beltrão, onde fica a fábrica da Marel, para participar do evento na capital.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]