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Negócios & Marketing

Curitibano é cuidadoso, planeja compras e pesquisa preços antes de comprar

  • PorSandro Gomes - contato@crossvision.com.br
  • 10/07/2014 21:21

Pontos de destaque

• 65% dos curitibanos vão ao supermercado ao menos uma vez por semana.

• Curitiba é a 6ª capital em número de shopping centers.

• É a 3ª praça que mais concentra pessoas que fazem compras em lojas de departamento.

Na última quinta-feira, a Gazeta do Povo divulgou que as vendas no comércio varejista de Curitiba recuaram 14% em junho, segundo pesquisa do Instituto Datacenso. Para dar uma pequena ajuda na recuperação, buscamos revelar algumas características do comportamento do consumidor curitibano, que podem dar indicações sobre como estimular as vendas.

Comportamento

Pesquisas revelam que o consumidor curitibano é cauteloso, voltado ao planejamento das compras e a pesquisas de preços. Na pesquisa, 77% das pessoas declaram ser muito cuidadosas com o dinheiro na hora de fazer compras. O mesmo porcentual declara decidir o que comprar, ainda antes de ir às compras, o que demonstra o uso do planejamento como forma de se controlar. Isso é reforçado quando 75% declaram gostar de visitar várias lojas antes de efetivar a compra, o que também mostra o cuidado em comparar ofertas e preços. Esse perfil de comportamento afeta todo o varejo, e para se ter uma ideia do perfil do público, apresentamos a seguir alguns dos principais segmentos do varejo.

Super e hipermercados

Praticamente toda população adulta da Grande Curitiba (91% das pessoas com 18 anos ou mais) costuma fazer compras em super ou hipermercados, e 65% delas o fazem ao menos uma vez por semana. Há uma leve predominância de mulheres (54%), cuja faixa etária é na maioria formada de pessoas até 39 anos (52%). A alta frequência na visita a super e hipermercados, indica um comportamento que busca conveniência no atendimento a necessidades do dia a dia.

Shopping center

Curitiba ocupa a 6.ª posição entre as capitais em número de shoppings, com 14 unidades. Cerca de 72% da população adulta costuma fazer compras em shopping center, onde a grande maioria (64%) tem até 39 anos de idade e 57% são mulheres. Esse público possui uma renda familiar que é 36% superior à média da população. Nesse segmento, é curioso perceber que 54% das pessoas costumam pedir conselhos antes de fazer compras, o que exibe mais um traço de cautela, conforme mostrado anteriormente. Ainda 58% gostam sempre de experimentar novos produtos e marcas, revelando a busca por novidades.

Lojas de departamento

A Grande Curitiba ocupa a 3.ª posição entre as dez maiores praças brasileiras com maior concentração de pessoas que fazem compras em lojas de departamento. São 55% da população adulta, contra uma média de 49% nas outras praças. Fica atrás apenas de Rio e Brasília, com 58% e 56% da população adulta respectivamente. Na Grande Curitiba, mais de 1 milhão de pessoas costumam fazer compras em lojas de departamento, onde a maioria (55%) é de mulheres com idade entre 18 e 39 anos das diferentes classes econômicas.

(Fontes pesquisadas: Ipsos EGM – Estudos Marplan – Consolidado 2013 – Grande Curitiba – 18+anos; Site administradores.com.br).

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

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