• Carregando...

DICAS

- Se ainda não planejou suas próximas férias, comece agora. Até para descansar corretamente, é preciso de planejamento.

- Ao sair para descansar, deixe tudo em ordem, assim não precisará se preocupar com imprevistos no meio do caminho.

- Desligue-se. Dê-se o direito de realmente se dedicar a você mesmo e a sua saúde.

Com o feriadão que acabamos de passar, surgiu-me uma reflexão. Até quanto podemos nos desligar? Após algumas dúvidas sobre deixar ou não deixar as obrigações profissionais de lado, cheguei a uma conclusão bastante simples. É fundamental se desligar sim, pois nenhum de nós consegue ficar tanto tempo sem descansar e usufruir do ócio tão merecido por todos. Porém, quanto mais estratégica for a posição do indivíduo, maior é a importância de permanecer de plantão, caso algo importante aconteça.

Algumas posições são insubstituíveis. O dono de uma empresa, por exemplo, é o responsável por algumas decisões que só cabem a ele tomar, e na sua ausência, ou as coisas param, ou a paz do descanso do líder vai por água abaixo, pois certamente ele precisará ser incomodado para resolver a situação. Mas, até onde a dedicação incessante à empresa é bom?

Gerindo pessoas e uma empresa voltada para o capital humano, respondo: dedicação é importante, mas não é sinônimo de viver em função da empresa. Costumo dizer que um profissional que se preze está sempre à disposição da empresa quando ela necessita dele, não importa se é sábado, domingo ou feriado, não importa se é de manhã, à tarde ou à noite. Isso não quer dizer ficar na empresa por todo esse tempo, mas sim que se por algum motivo específico e atípico a empresa precisar de sua disponibilidade nesse horário, o profissional deverá estar à disposição.

Seguindo por esse raciocínio, acredito que todos devemos aproveitar de momentos de descanso, sejam longas férias ou breves feriados. Até mesmo os brevíssimos fins de semana precisam ser aproveitados adequadamente, deixando o que é do trabalho lá na empresa e trazendo para casa apenas a empolgação pertinente a dias de descanso.

Agora mesmo, tivemos um longo feriado. Pergunto: o que você fez pela sua saúde física e mental? Viagens, passeios, brincadeiras com os filhos, bar com os amigos, cinema com o companheiro... o que de bom você fez? Você levou trabalho para casa, ou terminou tudo que tinha que ser feito antes de o feriado começar?

Quando falo sobre a importância de descansar e se desligar por inteiro do trabalho nesses dias, penso, inclusive, no bem da própria companhia, já que um profissional cansado somente se estressa e dificilmente rende o que deveria render. Quando uma pessoa trabalha no seu limite físico e/ou mental, dificilmente ele consegue produzir aquilo que seria capaz, caso a mente e o corpo estivessem descansados. Sendo assim, a atitude de deixar que seus funcionários descansem devidamente em suas férias, ou em feriados como o que tivemos na semana passada é uma atitude muito inteligente por parte de qualquer gestor.

Afinal de contas, já estamos em setembro, e muitos profissionais já estão com suas férias agendadas para os próximos meses. Cabe a esses profissionais aproveitarem da maneira correta seus dias de descanso, e à empresa proporcionar dias realmente livres a seus funcionários para que eles consigam se desligar completamente.

Por fim, gostaria de lembrar das horas extras. Infelizmente, muitos profissionais utilizam esse "recurso" como forma de tirar uma graninha a mais no final do mês, ou mesmo acumular várias horas no banco de horas, para tirar como bem entender. Entendo que a vida não é fácil pra ninguém. Mas antes de se matar trabalhando por um trocado a mais, pense com seriedade na sua saúde. De nada adianta se dedicar incessantemente, e depois ter de sair correndo para um hospital por causa de um piripaque qualquer ocasionado por estresse ou por um corpo, simplesmente, cansado. Pense nisso!

* * * * *

Teste

Hora de testar algumas de suas práticas e a importância que você dá ao descanso:

1 – No trabalho, você:

a) Faz sempre muitas horas extras, passa a noite trabalhando para estar no trabalho no outro dia cedo novamente.

b) A empresa, seu superior e você reconhecem a importância do horário de trabalho regular, para que outras atividades sejam desenvolvidas fora do horário de expediente.

2 – Fora do trabalho:

a) Fica pensando no trabalho, ou trabalhando de casa em projetos menores – não consegue desligar de lá. O trabalho exige muito de você e não há tempo para descansar.

b) Esquece o mundo da empresa, desliga o celular e praticamente some. Fora da empresa você relaxa e faz suas tarefas normalmente.

3 – Fora do expediente:

a) Está sempre cansado, não consegue realizar outras atividades como gostaria.

b) Faz algum esporte, sai com amigos(as), pratica seus hobbies – há vida fora do escritório, afinal de contas.

5 - A sua alimentação:

a) É sempre corrida. Mal consegue mastigar a comida direito. Joga tudo para dentro para continuar trabalhando.

b) Os horários de alimentação são respeitados. Come calmamente, aproveita o tempo de sobra do almoço para relaxar, conversar e fazer outras coisas.

6 – À noite:

a) Fica fazendo outras coisas e sempre se deita tarde. Acaba dormindo poucas horas na noite e a sonolência atrapalha muito no trabalho.

b) Tem uma boa noite de sono, dorme o suficiente para não ter problemas como perder a hora no dia seguinte.

7 – Férias:

a) Entra ano, sai ano, vem feriado, vai feriado e nada de um descanso consistente.

b) Todo ano você escolhe um período para descanso. Viagem com a família, cônjuge ou sozinho são sempre ótimos para equili­brar mente e corpo novamente.

O teste é um pouco óbvio, mas serve como uma pequena lista para que cada um observe quais pontos têm deixado de lado – e qualquer um deles pode estar desequilibrando seu bom desempenho no trabalho. As alternativas "B" mostram as práticas mais recomendadas às pessoas. Se mesmo equilibrando bem o lado pessoal e profissional e respeitando os horários de descanso há alguma coisa que continua a incomodar, não seria má ideia consultar um médico. O fim do ano está chegando e planejar as férias desde já é uma ótima pedida. Bom descanso a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]