• Carregando...

A trajetória de muitas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, é marcada por muitos momentos que costumam deixar seus dirigentes ou proprietários de cabelo em pé. E nesses casos é necessário que um plano B entre em cena rapidamente, de modo a evitar que tais situações inesperadas conduzam a empresa para um mau momento.

Mas, por exemplo, o que fazer quando um líder é surpreendido por uma doença e precisa se afastar da empresa por um tempo? Ou quando o substituto de algum cargo de gestão não está preparado ou não tem a experiência exigida? Ou quando um novo e específico projeto está para ser iniciado e ninguém na empresa ou região domina os conhecimentos para aquilo? Uma alternativa para essas e muitas outras situações é a contratação de um gestor temporário. Essa condição também é conhecida no mercado profissional como Interim Management, ou gestor temporário.

O Interim Management é um serviço que permite a contratação de um profissional experiente, com objetivos diferenciados, para trabalhar em uma empresa durante tempo determinado. Geralmente pautados por grandes desafios, são profissionais preparados para conduzir grandes projetos e apresentar resultados rápidos à organização. Dessa forma, são profissionais com um ritmo mais acelerado que um profissional contratado e contam com competências específicas para atingir objetivos pontuais, conduzir ou apoiar projetos de larga escala, ou treinar um sucessor que ainda não está no ponto ideal.

Geralmente, são profissionais com mais de 50 anos e, na maioria, especialistas nas áreas em que atuam. Tal posição não deixa de ser uma excelente opção para os profissionais que desejam alongar suas carreiras ou adiar o momento da aposentadoria. Também serve para aqueles que, de maneira decisiva, já perderam o encantamento com suas carreiras organizacionais imutáveis e desejam um trabalho mais dinâmico e desafiador.

O gestor temporário também pode trabalhar como treinador de equipes, para acompanhar um recém-promovido, sendo uma grande alternativa para transmissão de conhecimentos, uma vez que, geralmente, eles trazem uma visão ampliada por atuarem em diversos cenários e empresas.

Em algumas empresas, muitos líderes possuem um cotidiano tão atarefado que acabam não dedicando o tempo necessário para treinar suas equipes e repassar todo o conhecimento adquirido aos demais integrantes do time. Sendo assim, aderir ao Interim Management com esse objetivo pode ser um excelente investimento de longo prazo para a organização. Profissionais experientes carregam boas práticas, calos de erros anteriores e várias outras lições já aprendidas. Por isso, ser acompanhado por, ou conviver com um profissional deste nível, nem que seja por alguns meses, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de líderes ou de especialistas-chave nas equipes.

Aos poucos, o mercado foi conhecendo as particularidades dos gestores temporários, e como eles podem contribuir positivamente na trajetória das empresas. O impacto dessas contratações temporárias invariavelmente surte efeito no clima organizacional, pois além de ser uma ferramenta de transmissão de conhecimento, não descaracteriza o reconhecimento por mérito, comumente empregado nas empresas. Todos sabem que aquela contratação foi realizada para o próprio bem das equipes e da companhia, e não oferece nenhum risco de demissão para os demais. É interessante deixar isso bem claro, para que não acarrete em interpretações errôneas sobre a presença de um novo gestor na empresa e atrapalhe todo o entrosamento entre líder e liderados.

No Brasil, o serviço de Interim Management ainda está em crescimento, diferentemente de outros países, que já incluem esses profissionais com mais frequência em suas estratégias.

Para finalizar, há muitos profissionais que querem trabalhar por projetos ou mesmo se tornar conselheiros mas não levam em conta a possibilidade do Interim Manager. Essa é uma forma de contribuição e renda muito válida, já que o tempo pré-determinado e os resultados atingidos são determinantes para as futuras recomendações e a continuidade do trabalho em outras empresas. Sem falar que é uma ótima oportunidade para conhecer diferentes sistemas e repassar todo o know-how para outras pessoas de maneira rentável e disseminada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]