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DICAS

- Entenda que sua empresa precisa de especialização. Quanto mais você tratá-la com profissionalismo, mais notoriedade terá no mercado em que está inserido;

- Conheça o mercado: seus concorrentes, seus clientes, a praça onde está e tudo de novo que há no segmento;

- Seja flexível para mudanças. Algumas são necessárias e ser inflexível em relação a elas só prejudica a fluidez do plano de ação;

- Otimize os recursos que você tem dentro de sua empresa. Esse é um dos primeiros passos para fazer as coisas acontecerem;

- Planeje sempre e siga todas as ações previstas.

No penúltimo domingo, 6, explanei em minha coluna a carta de uma leitora, onde ela colocava suas insatisfações em não conseguir aplicar certas políticas de endomarketing, por se tratar de uma micro-empresa, da qual seu marido é dono. Concordo com Elisângela quando ela diz que nós empresários brasileiros temos  uma infinidade de impostos e tributos para pagar, o que nos dificulta realizar certas ações, dignas de multinacionais. Eu, por exemplo, não consigo imaginar fechar um estádio para um show exclusivo para meus funcionários e seus familiares, como já vi multinacionais fazerem. Mas cada um com seu cada qual, não é mesmo?Acredito que o maior erro das pequenas empresas brasileiras seja a falta de planejamento. Não é à toa que mais de 70% dessas companhias fecham antes mesmo de completar cinco anos. E, a maior falha delas é não planejar financeira e estrategicamente.

O primeiro passo para os pequenos empresários que estão vingando no mercado a duras penas, como o caso do marido de Elisângela, é a adaptação a um modelo eficaz de gestão. A partir do momento em que se percebe a real importância de se planejar, torna-se mais possível o sucesso dessas mudanças. É preciso acreditar que uma coisa pode dar certo para que essa coisa seja levada a sério. Os dirigentes da maioria dessas pequenas empresas desconhecem o cenário no qual estão inseridos. Eles não têm ideia do poder que seus concorrentes têm, da necessidade de seus clientes e quando implantam alguma melhoria na empresa, nem sequer fazem algum estudo para verificar a necessidade desse progresso.

O que isso quer dizer? Significa que os micro e pequenos empresários precisam urgentemente se especializar em gestão de empresas ou contratar alguém qualificado para isso. E, principalmente, levar a empresa a sério, encarando-a como gente grande.  Sendo assim, é preciso identificar os pontos fortes e fracos da empresa, verificar o que precisa ser feito para ajustar os problemas, criar regras organizacionais que devem ser seguidas à risca e montar um planejamento financeiro e estratégico de curto e médio prazo.

Sua empresa pode não ter o porte de uma multinacional, mas ela precisa pensar como uma. É fundamental entender que para uma empresa ser bem-sucedida, ela precisa de hierarquia bem definida, política de cargos e salários, princípios organizacionais, valores bem-estruturados e valorização de sua mão de obra.

Aliás, muito bom tocar nesse assunto. Um dos grandes problemas dos pequenos empresários, é tratar aos seus funcionários como membros de sua família, como a própria Elisângela citou na carta. Tratar seus funcionários com educação, consideração e entender as peculiaridades de cada um é dever de qualquer gestor. Mas, quando o assunto é lei, eles devem ser tratados como funcionários. É preciso entender que numa organização, o que prevalece é o interesse da empresa e não dos funcionários. É aí que entra aquela história que já citei inúmeras vezes na minha coluna, de fazer os funcionários vestirem a camisa da empresa e trabalhar pensando nos resultados que eles precisam gerar para a organização.

Que os empresários brasileiros possuem milhões de impostos para pagar, não nego. Mas é importante ficar claro que o planejamento é capaz de prever esses custos e impedir que isso seja um impedimento para a realização de melhorias consideráveis dentro da sua empresa. Sem contar que todas as empresas um dia foram pequenas (com exceção de fusões que geram empresas novas, porém gigantes). Lembre-se: especializar-se ou contratar alguém especializado em gestão é um dos melhores investimentos que um empresário pode fazer. Não espere consequências mais drásticas o impedirem disso. Haja enquanto é tempo. Quanto mais profissional é uma empresa, mais lucrativa ela é e, consequentemente, mais profissional ela fica. É um círculo virtuoso e o contrário disso também é verdadeiro.

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TESTE

Sua empresa tem planejamento estratégico? Assinale "SIM" ou "NÃO" às afirmações abaixo:

1. Você sabe quem são seus principais concorrentes e tem estratégia para superá-los?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

2. Você tem conhecimento de seus diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes e os divulga para obter e manter clientes?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

3. Você reconhece quais são suas principais fraquezas e tem delimitado ações para minimizá-las?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

4. Sua empresa tem missão, visão e valores definidos e estes são repassados aos colaboradores?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

5. Você tem claro quais são os objetivos da organização e as estratégias para atingi-los?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

6. Sua empresa possui uma estrutura de cargos e salários definida, que contemple regras de remuneração e promoções?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

7. Você tem uma forma de controle de resultados de suas ações e de seus colaboradores, tais como indicadores de desempenho?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

8. Você acompanha o mercado e implanta na empresa as mudanças necessárias para se manter competitivo?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

9. Sua empresa possui um plano de desenvolvimento para seus colaboradores?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

10. Em sua empresa possui ações emergenciais planejadas para casos de crise ou grandes dificuldades?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) MAIS OU MENOS

Se você respondeu "SIM" à maioria das questões, parabéns! Você está atento ao mercado e pronto para o sucesso. Continue assim. Se a maioria das respostas foi "NÃO" ou "MAIS OU MENOS", ainda tem muito a fazer. Não perca tempo!

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