• Carregando...

Uma das perguntas que mais deixam os gestores preocupados é justamente essa: por que os melhores talentos saem? Para responder, primeiramente, é preciso que a gestão da empresa seja autocrítica ao refletir sobre os verdadeiros motivos da saída de seus melhores profissionais. Muitas vezes as empresas não sabem valorizá-los e acabam os perdendo.

Afinal, quais são os motivos que levam os talentos a saírem da empresa? Bom, existem vários. Em alguns casos, o profissional encontra dificuldade em encontrar um projeto que acenda a sua paixão - talentos não gostam de realizar trabalhos pequenos e pouco relevantes. Em outros casos, os gestores querem "ensinar" o profissional a fazer seu trabalho. Essa situação é desgastante, pois os talentos sabem o que fazem e, se não sabem, aprendem e "correm atrás". Ter alguém lhes dizendo como fazer cada tarefa nos mínimos detalhes pode ser encarado como subestimar a capacidade do profissional.

Além disso, existem empresas que fazem análises de performance pobres. Os melhores profissionais querem melhorar, então querem saber como está o seu desempenho. Isso está atrelado com outro problema: o gestor que não discute sobre o desenvolvimento de carreira do profissional. Esse é um dos maiores erros, pois os talentos planejam-se em longo prazo e, portanto, querem saber até onde podem chegar e quais pontos precisam melhorar para alcançar o que desejam. Além de saber sobre o futuro profissional pessoal, também querem saber sobre o futuro da empresa. Aquela que é incapaz de fornecer isso acaba perdendo esses profissionais.

Outros motivos que levam as empresas a perderem seus melhores talentos são a equipe e a mente fechada do chefe. Quando a equipe "suga" seu talento, explorando-o, o profissional se desanima. O local de trabalho ideal para ele é aquele cercado de pessoas competentes e talentosas. Além disso, a mente fechada do gestor é outro motivo que desmotiva os profissionais talentosos. Isso acontece porque eles possuem novas ideias e gostam de ser ouvidos – assim como ver suas ideias implementadas e operantes.

Se você, gestor, se identificou com algum dos motivos mencionados acima, deve estar se perguntando como fazer para reter os melhores talentos e corrigir essa situação. Primeiramente, observe e conheça a sua equipe. Identifique nela os maiores talentos e dê atenção a eles. Escute suas novas ideias e, se decidir não implementá-las, explique detalhadamente o porquê. Somente o fato de dar importância ao que eles têm a dizer fará com que eles se motivem para ter novas ideias e encontrar novas soluções para o seu trabalho. Outra regra básica é: valorize quem merece ser valorizado. Elogie, dê uma promoção ou um aumento quando achar que o funcionário merece. Além disso, dê abertura para perguntas referentes ao futuro da carreira do profissional. Responda com sinceridade e diga a ele até onde pode chegar e o que precisa fazer para chegar lá. Seja transparente sobre o futuro do profissional e da empresa. Um dos maiores erros dos gestores é guardar para si informações que, se fossem compartilhadas, melhorariam o desempenho e motivação da equipe.

Resumindo, é importante que a empresa ofereça perspectivas de progresso, trabalhe para ter um clima organizacional agradável e remunere os profissionais de maneira adequada com o padrão do mercado – tanto o salário fixo, quanto bônus e aumentos. Entretanto, o fator que mais conta para a permanência desses profissionais na empresa é a liberdade para apresentar novas ideias e participar de algumas decisões da empresa. O gestor que se preocupa com todos esses fatores tem uma chance muito maior de manter seus melhores profissionais na empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]