• Carregando...

Quando analisamos empresas de diferentes segmentos, tamanhos e objetivos, podemos concluir que, muito provavelmente, elas já viveram ou vivenciarão desafios e situações muito parecidas em suas histórias, como por exemplo: mudanças na gestão, necessidade de um planejamento sucessório ou alterações na estrutura da empresa. Nesses momentos, a dúvida, ou até mesmo o fato de não conhecer as características de toda a equipe, podem fazer com que a gestão não saiba que decisão tomar no caso da abertura de vagas, casos de sucessão, fusões, entre outros.

Por mais que o líder ou o decisor sejam figuras presentes e acessíveis à equipe, dificilmente ele conhecerá profundamente as qualidades e pontos fracos de todos os seus funcionários. Efetivamente, todos possuem características marcantes e fáceis de serem percebidas pelos outros, mas e quanto àquelas habilidades e talentos não tão visíveis ou perceptíveis? É comum os chefes deixarem de aproveitar algumas particularidades dos colaboradores por simplesmente não conhecê-las.

Mas há uma maneira eficaz de conhecer as habilidades de toda a equipe, a fim de descobrir, por exemplo, quem é o profissional dentro da equipe mais apto a exercer um cargo de liderança. Isso pode ser verificado por meio de uma avaliação técnica e comportamental de todos os membros da equipe chamada Assessment. Com esta análise personalizada dos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada integrante é possível saber, sob a mesma régua de avaliação, quem é o mais indicado para uma vaga em questão, quem tem potencial para crescer e quem, eventualmente, está fora do perfil da empresa ou da área.

Essa análise, conhecida como Assessment, é oferecida por consultorias de Recursos Humanos e não só possibilita que a gestão obtenha um panorama do capital humano que possui, como também torna possível que os principais desafios da empresa estejam alinhados ao potencial de seus colaboradores. Além disso, os resultados obtidos com a ferramenta podem fornecer à empresa instrumentos e informações para a composição de um sistema de gestão por competências. Desta forma, as cobranças serão mais bem direcionadas aos perfis de cada profissional e, consequentemente, os resultados obtidos serão melhores e mais eficientes.

Frequentemente, após a realização desse prognóstico, a maioria das empresas descobre que algumas pessoas estão em funções trocadas e que poderiam realizar um melhor trabalho, ter melhor desempenho e dar mais de si em outra posição ou até mesmo outro setor.

É comum também que a aplicação do Assessment nas empresas resulte na revelação de talentos até então despercebidos pela gestão. Algumas pessoas naturalmente costumam ser mais reservadas e não saem gritando aos quatro ventos suas melhores qualidades. Por isso, é comum descobrir pessoas com potencial de crescimento incríveis e talentos até então inimagináveis em outros.

Benefícios do assessment

Após a aplicação da ferramenta, é possível tomar atitudes que contribuirão com a empresa e o desenvolvimento profissional de toda a equipe. É possível saber, com precisão, que investimentos precisam ser feitos para desenvolver um futuro líder ou competências específicas no grupo. Se, por acaso, algum funcionário tem facilidade em executar várias tarefas, mas tem dificuldade com a comunicação verbal, esta falha será apontada e, em alguns programas, esse profissional poderá participar treinamentos que visem apurar seus pontos fracos e aperfeiçoar seu pontos fortes.

Segundo as empresas que utilizam esse tipo de metodologia, um dos maiores benefícios é conseguir, de forma mais rápida, ajustar a equipe atual aos processos, estruturas, demandas e ambientes vigentes, além de observar uma grande melhora na produtividade, no desenvolvimento, na qualidade do trabalho do profissional (já que ele passa a ser instruído a executar tarefas de forma que suas forças sejam utilizadas e fortalecidas) e, consequentemente, na fidelização desta equipe, diminuindo o turnover da organização. Quem não gosta de trabalhar em um lugar que te desenvolve pessoal e profissionalmente, mede seu potencial e todas as suas habilidades?

Sob a ótica dos profissionais, o benefício do Assessment é a motivação gerada em cada funcionário e nas equipes. Quando se alimenta um sistema de gestão igualitário, baseado na avaliação e classificação uniforme do grupo, e todos concorrem a vagas em igualdade, aumenta-se o grau de confiança para com a empresa. Isso faz com que aquelas promoções tendenciosas por "carta marcada", que tornam o ambiente desconfortável, hostil e desmotivador, não estejam mais presentes nos processos da empresa.

Para finalizar, lembro que as organizações estão suscetíveis a mudanças o tempo todo. O Assessment pode ser uma ferramenta bastante interessante de utilizar com as principais lideranças e especialistas para, desta maneira, encontrar a saída mais indicada para o futuro da empresa, diminuindo as chances de uma decisão mal pensada ou infundada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]