• Carregando...
Visual do Motorola One lembra o iPhone X. | Motorola/Divulgação
Visual do Motorola One lembra o iPhone X.| Foto: Motorola/Divulgação

A Motorola lançou, nesta quinta-feira (4), o primeiro smartphone do programa Android One, do Google, no Brasil. Na prática, significa que o chamado Motorola One oferece a garantia de atualizações de segurança por no mínimo três anos.

O programa Android One oferece uma experiência mais próxima à que o Google projeta em seu sistema operacional para smartphones. As fabricantes que lançam smartphones com Android One se comprometem a fazerem duas grandes atualizações do sistema e a honrar as mensais de segurança por no mínimo três anos. Além disso, o visual do Android não é modificado e a inclusão de aplicativos extras é mínima — no caso do Motorola One, apenas alguns da própria Motorola que incorporam facilidades exclusivas da empresa, como as notificações na tela desligada e gestos para abrir a câmera e ligar o flash/lanterna.

O Motorola One tem tela de 5,9 polegadas com um entalhe no topo similar ao do iPhone X, câmera dupla de 13 megapixels (na frente, uma simples de 8 megapixels), 64 GB de memória, 4 GB de RAM e processador Snapdragon 625. O aparelho está disponível nas cores preto e branco.

Apesar da promessa de atualizações, o Motorola One sai de fábrica com o Android 8.1 “Oreo”, a penúltima versão. Dessa forma, ele será atualizado em breve para a versão 9 “Pie” e a que a suceder, provavelmente em 2018. As atualizações mensais de segurança serão garantidas por três anos a partir do seu lançamento global, ocorrido em setembro deste ano — ou seja, até setembro de 2021.

Primeiro Android One lançado oficialmente no Brasil, o Motorola One já está à venda no site oficial da empresa, em quiosques da Motorola e em lojas da operadora Vivo e da Casas Bahia. O preço sugerido é de R$ 1.499.

Variações do Android

O Android One é a segunda “variação” oficial do sistema, assinada pelo Google, que chega ao Brasil. Em junho, o Android Go, destinado a smartphones mais fracos e baratos, vendidos no varejo por preços a partir de R$ 399, foi anunciado no país. Empresas como Positivo, Multilaser e a própria Motorola já lançaram smartphones com Android Go no país.

O Android One aparece em smartphones intermediários e não deve nada à versão regular do sistema, tanto que é vista como uma configuração diferente do Android — a exemplo do Go —, e não uma nova versão.

LEIA TAMBÉM: Se o Android puro é “mais rápido” e “mais esperto”, por que ele não está em todos os smartphones?

Fabricantes de smartphones Android têm a liberdade de alterarem a interface e não precisam assumir compromisso algum com atualizações regulares, o que deixa a maioria desses aparelhos sem novas versões do Android e, o que é mais preocupante, sem as atualizações mensais de segurança que o Google disponibiliza para o sistema. O Android One é uma proposta do Google às fabricantes para reverter esse cenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]