• Carregando...

O JBS anunciou numa só tacada nesta quarta-feira ter criado a maior empresa de carnes do mundo, com as compras da norte-americana Pilgrim's Pride, do setor de frangos, e da brasileira Bertin, a segunda em bovinos no Brasil.

"Anunciando dois movimentos, um divisor de águas na história da empresa, temos o fortalecimento das atividades complementares e consolidação da liderança em carne bovina por meio do Bertin", afirmou o presidente do JBS, Joesley Mendonça Batista, em teleconferência com analistas.

De acordo com ele, o negócio com o Bertin "é um marco na história da carne no mundo".

"Tão marcante quanto isso, é o início nosso no setor de aves", disse ele, referindo-se ao negócio com a Pilgrim's, o que faz a companhia entrar na área avícola já "grande", como a segunda maior dos EUA.

A JBS estima que o faturamento anual das operações combinadas, após a compra da norte-americana e da brasileira, fique em 30 bilhões de dólares.

Batista disse acreditar que as operações não deverão enfrentar problemas junto aos órgãos de concorrência no Brasil ou nos EUA.

"Ns EUA, tem baixa discussão, porque não operamos no frango. No Brasil, não entendemos que existe concentração, até porque as duas empresas são 50 por cento exportadoras e o mercado é pulverizado", afirmou.

O presidente do JBS disse ainda que, assim como na Pilgrim's, na (empresa formada com) Bertin também nós vamos seguir com a maioria do conselho, onde vamos poder eleger os diretores...".

Batista disse acreditar que os dois negócios devem estar concluídos até o final do ano.

"De hoje até o final do ano, vamos usar o tempo para desenhar e planejar toda a reestruturação, o nosso histórico é de implementar a coisa rapidamente. Acreditamos que em 2010 já seguimos firmemente, lógico, não vai ter todo potencial... Em 2011, você já pode considerar todas as sinergias."

O JBS prevê que a aquisição da Pilgrim's deverá gerar sinergias de 200 milhões de dólares por ano. As sinergias com o Bertin são estimadas em 500 milhões de reais por ano.

Essas sinergias devem acontecer especialmente em distribuição, logística, suprimentos, compras de embalagens, segundo a empresa, que não considerou ainda nos valores das sinergias os eventuais ganhos de mercado.

O JBS terá uma capacidade global de abate de mais de 90 mil bovinos/dia. Em suínos, a capacidade será de quase 50 mil cabeças/dia, e em aves, de mais de 7,2 milhões/dia, sem falar de animais de pequeno porte, como caprinos e ovinos (capacidade de abate de quase 20 mil cabeças/dia).

A empresa também será a maior do mundo em produção de couros, além de contar com uma capacidade de processar 1.260 toneladas de produtos lácteos por dia.

As ações do JBS operavam com alta de cerca de 8 por cento na Bovespa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]