• Carregando...
Com 20% da colheita já realizada, a soja é um dos destaques da produção paranaense de grãos | AEN
Com 20% da colheita já realizada, a soja é um dos destaques da produção paranaense de grãos| Foto: AEN

A safra de grãos do Paraná deve ser neste ano 20% maior do que a registrada em 2009, atingindo 30,3 milhões de toneladas. É o que aponta a revisão da pesquisa mensal sobre o levantamento de safra, publicada nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com o resultado, o estado mantém sua posição de liderança na produção de grãos no Brasil.

O levantamento apontou que a produção nacional também deve superar a verificada no ano passado. Os números do IBGE estimam que 145,1 milhões de toneladas sejam produzidos no país, o que representa um novo recorde e um aumento de 8,5% em relação à safra de 2009.

O avanço da colheita da safra 2009/10 revela ganhos de produtividade nas lavouras de milho e soja, que são os principais cultivos do Paraná durante a safra de verão. No estado, o resultado é atribuído à recuperação da normalidade do clima e à aplicação de tecnologia pelo produtor. Para o secretario da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a produtividade e a redução nos custos de produção devem diminuir o impacto da queda dos preços dos produtos agrícolas registrados neste ano.

Milho

No Paraná, a previsão dos resultados da segunda safra de milho foi ampliada em 11,8% em relação ao levantamento de fevereiro. A revisão puxou a expectativa da produção nacional de milho, que agora aumentou 3,5%, para 18,6 milhões de toneladas.

A produção de milho segunda safra deve atingir 6 milhões de toneladas no Paraná, o que representa um aumento de 32,6% em relação ao volume colhido no mesmo período de 2009. O IBGE salienta que, embora a área plantada tenha apresentado uma redução de 7,9% devido aos baixos preços, a produtividade prevista é de 4.346 quilos por hectare, 21,3% maior que a do ano passado.

Com a previsão da segunda safra de milho, a safra total do grão cultivado no Paraná em 2010 deverá resultar num volume colhido de 12,5 milhões de toneladas, que representa um aumento de 12,5% sobre o volume colhido no ano passado, quando foram totalizados 11,1 milhões de toneladas.

Soja e feijão

A safra de soja também foi revisada e deverá atingir um novo recorde no Paraná. A previsão é de que a produção atinja 13,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento 43,4% em relação à produção de 2009. Segundo o IBGE, 20% da colheita já foram concluídos no Paraná.

Outro destaque é a expectativa de produção para as três safras de feijão no estado, que devem ultrapassar as 814 mil toneladas. Esse volume é 8,2% maior sobre a produção total obtida em 2009. O aumento deve-se ao crescimento da safra de verão, cuja colheita apresentou um volume 20,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]